17/08/2024
Por Carro.Blog.Br / Alan Corrêa
Carros elétricos enfrentam desafios na Europa e nos EUA: entenda as causas.
O mercado de carros elétricos enfrenta desafios na Europa e nos EUA. O Tesla Model Y, que já foi líder de vendas, caiu para a oitava posição, pressionado pela concorrência e envelhecimento da linha.
O fim dos subsídios causou queda de 37% nas vendas de carros elétricos, desmotivando consumidores e fornecedores. A infraestrutura de carregamento insuficiente também contribui para o declínio.
Nos Estados Unidos, 25% dos postos de carregamento público estão inoperantes, prejudicando a confiança dos motoristas. Além disso, há dificuldade em obter informações sobre os pontos de recarga.
Montadoras como Mercedes-Benz e Toyota estão redirecionando investimentos para motores a combustão, repensando suas estratégias de eletrificação e buscando alternativas mais viáveis.
Concorrentes chinesas como BYD e GWM oferecem carros elétricos mais acessíveis, dificultando a permanência das marcas tradicionais no topo, e pressionando o mercado global de elétricos.
No Brasil, a eletrificação massiva parece distante, com a infraestrutura de carregamento pública ainda precária. Os veículos híbridos devem dominar o mercado nos próximos anos.