Por Carro.Blog.Br 28/07/2022
Já o motor turbo, trabalha com um compressor que comprime o ar antes de entrar no motor, injetando-o depois de comprimido e gerando maior pressão dentro do motor. Como a densidade desse ar é maior, o motor ganha em potência. Mas também é preciso aumentar o combustível em conjunto.
Outra grande desvantagem é que os componentes dos motores turbo de fábrica são mais reforçados em diversos pontos específicos para suportar a alta pressão gerada pelo turbocompressor. Assim, qualquer adaptação não ficará 100%, provocará um desgaste prematuro do motor original. Especialmente a parte de arrefecimento e refrigeração, nunca fica perfeita.
Além disso, a economia de combustível que um motor turbo de fábrica possui por entregar a potência em rotações mais baixas não acontece nos carros adaptados, pois a relação de marcha vai permanecer a mesma, com altas rotações.
A única vantagem, nesse caso, é o ganho de potência. Mas mesmo aqui é preciso saber o que está fazendo. Não adianta colocar um turbocompressor capaz de gerar 600cv se o motor do carro não for capaz de gerar os gases na quantidade e velocidade suficiente para acionar o turbo.