Por Carro.Blog.Br / Alan Corrêa
30/07/2025
Moraes foi sancionado pelos EUA com a Lei Magnitsky; entenda por quê.
O governo dos EUA sancionou Alexandre de Moraes com a Lei Magnitsky, usada para punir estrangeiros por violações de direitos humanos e corrupção internacional.
A Lei Magnitsky não existe no Brasil, mas é usada pelos EUA para sancionar estrangeiros por corrupção ou violações de direitos humanos, como ocorreu com Alexandre de Moraes.
A medida inclui congelamento de bens e bloqueio de contas em território americano. Empresas dos EUA também estão proibidas de fazer negócios com Moraes.
O secretário do Tesouro dos EUA acusou Moraes de censura e prisões arbitrárias, citando especificamente o processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.
A aplicação da lei marca uma escalada diplomática sem precedentes, e ocorre semanas após a revogação dos vistos de ministros do STF e seus familiares.
A Lei Magnitsky foi criada em 2012, ampliada em 2016, e já foi usada contra autoridades da Rússia, Nicarágua, Guatemala e República Dominicana.
A crise entre Brasil e EUA pode se intensificar caso outros ministros sejam incluídos. O julgamento de Bolsonaro é apontado como pivô da tensão.