Por Carro.Blog.Br

16/05/2023

Petrobras anuncia nova política de preços de combustíveis

Nesta terça-feira (16), a Petrobras divulgou o encerramento da política de paridade de preços do petróleo, bem como dos combustíveis derivados, como gasolina e diesel, em relação ao dólar e ao mercado internacional.

Até então, de acordo com as diretrizes estabelecidas desde 2016, os preços desses produtos no mercado interno eram ajustados de acordo com as flutuações internacionais.

Ou seja, não havia intervenção governamental para garantir valores mais baixos. A Petrobras informou a descontinuidade desse mecanismo automático.

"Os reajustes continuarão sendo feitos sem periodicidade definida, evitando o repasse para os preços internos da volatilidade conjuntural das cotações internacionais e da taxa de câmbio", diz o comunicado.

Conforme comunicado oficial da Petrobras, a empresa adotará uma nova "estratégia comercial" que leva em consideração duas referências de mercado.

o "custo alternativo do cliente", que será priorizado na definição dos preços, e o "valor marginal para a Petrobras".

"Com a mudança, a Petrobras tem mais flexibilidade para praticar preços competitivos, se valendo de suas melhores condições de produção e logística e disputando mercado com outros atores que comercializam combustíveis no Brasil, como distribuidores e importadores", diz o texto.