Por TechDoido 24/07/2022
Se você frequenta com certa frequência postos de gasolina pelo Brasil e tem conhecimento do quão econômicos são os modelos movidos a diesel, com toda certeza já parou para se perguntar sobre a razão de não ter modelos de passeio movidos com este tipo de combustível.
Muito utilizado em diversos países como nos EUA e no próprio continente europeu, os carros de passeio a diesel não apenas existem como também já foram tendência.
Pode parecer estranho, porém, o Brasil se adiantou dos demais países ao proibir carros de passeio a diesel, ou seja, nós nunca teremos o Golf a Diesel no Brasil.
Surgindo como uma alternativa aos modelos movidos a gasolina muito por conta da crise nos combustíveis, o diesel apareceu como uma excelente alternativa não apenas para os grandes motores de caminhões, caminhonetes, tratores e afins, mas também em carros de passeio pelo redor do planeta.
Voltando para terras brasileiras, você sabe porque os carros de passeio aqui no Brasil não podem ter motor a diesel?
A venda de carros de passeio a diesel é proibida por lei no Brasil desde 1976 a partir da edição da Portaria MIC 346, pelo Ministério da Indústria e Comércio.
A lei foi criada por conta da crise mundial de combustíveis e pela poluição gerada pelo enxofre presente no diesel na época, quando o País precisava importar 78% do petróleo consumido.
A Portaria 346, de 19 de novembro de 1976, do MIC, vetou a produção de carros a diesel no Brasil. Hoje, somente caminhões, ônibus e picapes com carga útil superior a 1.000 kg e utilitários com tração 4×4 e reduzida podem usar esses motores.
O veto manteve-se até hoje com o argumento de que as emissões de poluentes seriam maiores, porém o diesel S10 brasileiro, apresenta uma emissão de enxofre baixíssima, além disso, os motores evoluíram muito, também reduzindo os impactos ao ambiente.