Porque na Rússia os veículos são equipados com câmeras dianteiras?
Como quase todo costume, isso tem uma razão de ser. Na verdade, no caso em questão são duas as razões principais: prova de defesa e prova de acusação.
Pode parecer estranho, mas vamos explicar ao longo do texto. Acompanhe!
Pode parecer estranho, mas vamos explicar ao longo do texto. Acompanhe!
Não é incomum circular nas redes sociais vídeos de acidentes de trânsitos bizarros. Boa parte dessas filmagens são feitas por câmeras instaladas no pára-brisas de carros russos.
Parece que por lá a condução não é o forte dos motoristas, e o tráfego pode ser bastante caótico e até mesmo perigoso.
Com toda essa falta de “senso de direção”, as seguradoras de veículo sofriam grandes prejuízos por não conseguir identificar os autores dos acidentes. Em vários casos, inclusive, elas se negavam a pagar os reparos por “falta de provas”.
Para tentar reduzir esse problema, os russos começaram a equipar seus veículos com câmeras dianteiras que gravam tudo o que acontece durante o percurso.
Dessa forma, em caso de acidente, seria possível identificar o veículo e, eventualmente, o condutor que provocou o acidente.
Com isso, os motoristas ficam mais protegidos perante a lei e podem fornecer as provas para acusar outro cidadão por ocasionar acidente de trânsito, permitindo que o Estado o condenasse ao pagamento dos reparos.