Por Carro.Blog.Br / Alan Corrêa
Ford Focus: o fim de uma era para o hatch que redefiniu a dinâmica de condução.
16/03/2025
O Ford Focus surgiu no salão de Genebra em 1998 cercado de mistério, substituindo o icônico Escort. O visual ousado assustou a Ford, que preferiu criar um nome novo para proteger sua história.
A primeira geração (C170) estreou em 1998 com visual revolucionário New Edge, motores Zetec de até 130 cv e suspensão inovadora, sendo referência em prazer ao dirigir e estabilidade.
A segunda geração (C307), lançada em 2004, suavizou as linhas ousadas anteriores, trouxe motores Sigma e Duratec flex até 148 cv, mas perdeu parte da identidade que marcou sua estreia.
A terceira geração (C346), de 2010, trouxe o problemático câmbio Powershift e motores modernos, como o 2.0 Duratec Direct Flex com até 178 cv, marcando a última produção na América Latina.
A quarta geração (C519), lançada em 2018 só na Europa, cresceu em espaço e tecnologia, com versões híbridas e aventureiras, mas foi limitada pela decisão da Ford de abandonar os hatches.
Durante quase 20 anos, o Ford Focus se destacou no Brasil com tecnologia, conforto e bom desempenho. Teve três gerações e marcou presença entre os modelos mais vendidos da categoria.
Em 2019, o Ford Focus saiu de linha no Brasil devido à reestruturação da Ford, que priorizou SUVs e picapes. Ainda é uma boa opção de usado, com versões bem equipadas e confiáveis.
A Ford encerra em 2025 a produção do Focus na Alemanha após fechamento em outros países, deixando fãs saudosistas. A fábrica de Saarlouis será centro logístico, e a marca aposta nos elétricos.