Por Carro.Blog.Br / Alan Corrêa
06/06/2025
A partir desta sexta-feira, trabalhadores com carteira assinada podem migrar seu empréstimo consignado entre bancos direto pela Carteira de Trabalho Digital do governo.
A portabilidade do crédito consignado CLT facilita renegociações. O processo é feito pelo aplicativo e promete acesso a taxas de juros menores e prazos mais vantajosos.
O crédito consignado CLT tem desconto direto na folha e limite de 35% da renda. Com a nova regra, o trabalhador pode buscar bancos que ofereçam condições mais favoráveis.
Em caso de portabilidade, o novo banco quita a dívida anterior e assume o contrato com seus próprios juros e prazos. A mudança é automática após a solicitação via app.
A medida integra o programa Crédito do Trabalhador, que já emprestou R$ 13,8 bilhões desde março. A taxa média atual no consignado CLT é de 3,63% ao mês, menor que o CDC.
Com o novo sistema, o trabalhador pode autorizar uso parcial do FGTS como garantia e ainda desistir do empréstimo em até sete dias corridos após o crédito ser liberado.