Por Carro.Blog.Br / Alan Corrêa
Com baterias mais baratas, elétricos caminham para dominar o mercado global.
17/12/2024
A redução de 20% no preço das baterias de íons de lítio em 2024 trouxe avanços significativos para os veículos elétricos, tornando os custos mais próximos dos carros a combustão no mercado global.
Na China, o preço das baterias caiu para 94 dólares por kWh, reflexo do controle da cadeia produtiva e maior capacidade de produção, impulsionando a competitividade dos carros elétricos.
Enquanto a China alcança preços abaixo de 100 dólares por kWh, a Europa enfrenta custos 48% mais altos, chegando a 139 dólares por kWh, o que reduz a competitividade dos elétricos na região.
Nos Estados Unidos, os custos das baterias ainda são 31% superiores aos da China, atingindo 123 dólares por kWh, dificultando a redução dos preços dos carros elétricos no mercado americano.
Estudos indicam que o preço global das baterias deve cair abaixo de 100 dólares por kWh até 2026, consolidando uma maior acessibilidade dos veículos elétricos no mercado automotivo mundial.
A projeção para 2030 aponta uma queda adicional para 69 dólares por kWh, impulsionada por economias de escala, excesso de oferta e redução nos custos das matérias-primas utilizadas na produção.
Fatores como tensões geopolíticas e instabilidade econômica ainda podem interferir no ritmo de redução dos custos, mas a tendência segue favorável com a adoção de novas tecnologias.
Com preços mais baixos, os carros elétricos se tornarão mais competitivos, possibilitando a transição gradual do mercado global, inclusive no Brasil, para veículos elétricos mais acessíveis.