Primeiros híbridos flex Fiat no Brasil destacam inovação sustentável

Por Carro.Blog.Br / Alan Corrêa

Sistema híbrido leve: como funciona no Fiat Pulse e Fastback.

16/11/2024

Fiat Pulse e Fastback híbridos flex marcam um avanço na tecnologia automotiva no Brasil. Com sistemas híbridos leves, oferecem economia de combustível e menor emissão, mas benefícios são limitados.

O sistema híbrido leve não movimenta os carros sozinho, auxiliando o motor a combustão em baixas rotações. Proporciona menor vibração e melhora o conforto, mas não aumenta a potência.

No Fiat Pulse, o consumo com etanol passou de 8,4 km/l para 9,3 km/l. Com gasolina, foi de 12,1 km/l para 13,4 km/l, representando um aumento de autonomia em torno de 10%.

O Fastback híbrido teve menor economia. No etanol, passou de 8,4 km/l para 8,9 km/l, enquanto com gasolina, subiu de 11,9 km/l para 12,6 km/l, com ganhos de 5,9%.

A ajuda do motor elétrico é mais perceptível em retomadas e saídas, mas não melhora o desempenho geral. O modo esportivo não recebe auxílio adicional do sistema híbrido.

O visual dos híbridos é quase igual às versões normais. Por dentro, o painel digital mostra dados do sistema elétrico. Por fora, há apenas adesivos que destacam a motorização.