Por Carro.Blog.Br / Alan Corrêa

28/04/2024

Motorista profissional sem exame toxicológico poderá pagar multa a partir de maio

Qual a punição para quem não fizer o exame toxicológico? Confira regras que começam a valer em maio.

A partir de 1º de maio, o Detran aplicará multas aos motoristas profissionais das categorias C, D e E que não estiverem com o exame toxicológico em dia.

A multa por não realizar o exame toxicológico foi estabelecida em R$ 1.467,35, adicionando sete pontos na CNH dos motoristas infratores conforme o artigo 165-D do CTB.

O exame toxicológico é necessário para detectar o uso de substâncias, podendo identificar as que foram consumidas até 90 dias antes da sua realização.

Motoristas podem verificar a situação do exame através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) e devem procurar laboratórios credenciados caso necessário.

A lista de laboratórios autorizados está disponível no site da Senatran, ajudando motoristas a encontrar locais para realizar o exame.

O procedimento de coleta para o exame envolve obter amostras de cabelo ou pelo, com uma amostra para teste e outra para contraprova.

A eficácia da medida será monitorada através da adesão dos motoristas às regras e a diminuição de acidentes nas estradas.