Em 5 de julho de 1979, a Fiat lançou o Fiat 147, o primeiro carro a etanol produzido em série, marcando um ponto importante na história automotiva e na inovação tecnológica brasileira.
O desenvolvimento do Fiat 147 começou em 1976, durante a crise do petróleo, com o governo brasileiro lançando o ProÁlcool para incentivar a produção de etanol a partir da cana-de-açúcar.
O Fiat 147 a etanol tinha inovações como motor em posição transversal, coluna de direção retrátil e pneus radiais. Apelidado de Cachacinha, mostrou a viabilidade do etanol como combustível.
Em 1978, um Fiat 147 percorreu 6.800 quilômetros pelo Brasil em 12 dias, provando a resistência e eficiência do motor a etanol. Este teste foi crucial para a aceitação do modelo.
O lançamento do Fiat 147 impulsionou o uso de combustíveis alternativos e influenciou outras montadoras. Seu sucesso ajudou a consolidar o ProÁlcool e expandir o uso de etanol no Brasil.
O legado do Fiat 147 é visível na prevalência de motores flex no Brasil. Alexandre Aquino, da Fiat, destacou a importância do modelo na promoção do etanol, que continua a inspirar o setor automotivo.