15/09/2024
Por Carro.Blog.Br / Alan Corrêa
O Toyota RAV4 2025, em sua quinta geração, conta boa potência e autonomia.
O RAV4 XSE PHEV combina um motor 2.5 a gasolina com dois motores elétricos, entregando 306 cv de potência. A tração integral e a eficiência se destacam, mas o preço é elevado.
A bateria de 18,1 kWh do RAV4 PHEV garante autonomia elétrica acima de 94 km, mas não há carregamento rápido em corrente contínua, limitando opções de recarga mais veloz.
O interior do RAV4 PHEV é sofisticado, com materiais de qualidade e comandos acessíveis. A experiência de condução é confortável e fácil, até para motoristas menos experientes.
Apesar da eficiência híbrida, o preço do RAV4 PHEV é quase o dobro de rivais como o Haval H6, o que levanta dúvidas sobre o custo-benefício diante da concorrência.
O carro acelera de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos, um desempenho surpreendente para um SUV grande. No entanto, a transição entre os motores elétrico e a combustão pode ser mais suave.
O preço do RAV4 XSE PHEV é de R$ 402.420, quase o dobro de concorrentes como o Haval H6 PHEV, que custa R$ 239.990, levantando questões sobre o custo-benefício dessa escolha.
Apesar do bom desempenho e autonomia, não oferece carregamento rápido em corrente contínua, o que pode ser uma desvantagem em situações que demandam recargas mais ágeis.
A transição entre os motores elétrico e a combustão, embora eficiente, ainda não é tão suave quanto a de alguns modelos chineses, o que pode incomodar em determinadas situações de condução.
Outro ponto negativo é que, se o usuário não tiver acesso a carregadores frequentes, o peso extra das baterias do RAV4 XSE PHEV pode se tornar um inconveniente sem os benefícios do modo elétrico.
O RAV4 PHEV combina conforto, potência e eficiência, mas a percepção de valor frente a SUVs híbridos plug-in chineses mais acessíveis como o BYD Song Plus desafia a preferência dos consumidores.