Por Carro.Blog.Br / Alan Corrêa
Por Carro.Blog.Br / Alan Corrêa
Correia banhada em óleo é ruim mesmo ou é mais um mito do mercado?
06/04/2025
A correia banhada a óleo falha por falta de manutenção adequada: óleo errado, trocas irregulares e uso severo causam desgaste precoce e risco de quebra no motor.
A correia dentada banhada a óleo combina durabilidade e baixo atrito, sendo usada por marcas como GM, Ford, Peugeot e Citroën em motores compactos e eficientes.
Esse tipo de correia exige óleo específico e manutenção rigorosa. Se negligenciada, pode gerar falhas graves no motor, mesmo antes do prazo de troca previsto.
Esse tipo de correia exige óleo específico e manutenção rigorosa. Se negligenciada, pode gerar falhas graves no motor, mesmo antes do prazo de troca previsto.
A GM aplica o sistema nos motores 1.0 e 1.2 do Onix, Tracker e Montana. Apesar da promessa de 240 mil km, houve queixas por falhas prematuras e altos custos de manutenção.
Ford adotou a correia banhada a óleo em 2014, com os motores 1.0 e 1.5 Dragon, além da Ranger e Transit 2.0 diesel. O foco foi reduzir peso e melhorar eficiência.
Peugeot e Citroën usaram o sistema no motor 1.2 PureTech, presente no C3 e 208. A manutenção deve ser feita com rigor, pois o desgaste pode afetar o sistema de lubrificação.
Óleos fora da especificação, comuns em trocas fora da rede autorizada, são a principal causa dos problemas. Muitos lubrificantes falsificados comprometem a correia.
A GM oferece garantia vitalícia da correia para quem segue o plano de manutenção. A troca exige ferramentas especiais e mão de obra qualificada, elevando o custo.
Veículos com histórico de manutenção duvidosa enfrentam desvalorização no mercado de usados. É essencial comprovar revisões e uso de peças e óleos originais.