Por Carro.Blog.Br / Alan Corrêa
Não confunda o Dualogic com o câmbio automático tradicional.
16/03/2025
O câmbio Dualogic surgiu como uma opção automatizada sem pedal de embreagem, mas manteve a mecânica manual. A promessa de conforto não se concretizou, resultando em críticas no mercado.
Ao contrário de um câmbio automático, o Dualogic usa um sistema eletro-hidráulico para acionar a embreagem. Isso causa trancos perceptíveis, especialmente em baixas velocidades e retomadas.
A versão Dualogic Plus trouxe ajustes para suavizar as trocas, mas ainda exigia adaptação do motorista. Muitos precisavam aliviar o acelerador para reduzir os trancos, tornando a condução difícil.
Os principais problemas do Dualogic envolvem falhas em atuadores e sensores, além do desgaste da embreagem. A manutenção pode ser cara e, em alguns casos, inviabilizar o conserto do veículo.
Em rodovias, onde há menos trocas de marcha, o Dualogic pode ser mais eficiente. Porém, na cidade, a resposta lenta e os trancos frequentes comprometem o conforto e a dirigibilidade.
Antes de comprar um usado com Dualogic, é essencial verificar o histórico de manutenção. Um sistema mal cuidado pode gerar altos custos de reparo e comprometer a confiabilidade do veículo.
Apesar da economia de combustível, o comportamento do Dualogic não agradou. A Fiat substituiu esse câmbio por opções CVT e automáticas convencionais, mais confiáveis e confortáveis para o motorista.