19/09/2024
Volkswagen Amarok: O segredo por trás da picape que não envelhece
Por Carro.Blog.Br / Alan Corrêa
Por que a Volkswagen Amarok quase não mudou no mercado brasileiro?
A Volkswagen Amarok foi lançada no Brasil em 2010, competindo com a Chevrolet S10 e Ford Ranger. Desde então, não recebeu uma nova geração, perdendo espaço no mercado.
Mesmo com um público fiel, a Amarok está na mesma geração desde o lançamento, o que reduziu sua competitividade em relação aos rivais mais modernos e atualizados.
A última grande reestilização da Amarok ocorreu em 2016. Desde então, a picape recebeu apenas atualizações pequenas, como o facelift recente com ajustes visuais e tecnológicos.
Em 2022, a Amarok ganhou uma nova geração na Europa e África do Sul, desenvolvida em parceria com a Ford, mas essa versão não chegou ao Brasil devido a custos elevados.
A nova geração da Amarok não veio para a América do Sul por questões de viabilidade financeira e desacordos com a Ford, que liderou o desenvolvimento do projeto global da picape.
A proximidade das fábricas da Ford e Volkswagen na Argentina poderia facilitar a produção da nova Amarok, mas questões financeiras e logísticas impediram a concretização desse plano.
Mesmo antiga, a Amarok ainda tem pontos fortes, como o motor V6 de 258 cv e sua estabilidade em estradas e curvas, fatores que mantêm a picape relevante no mercado.
A Amarok recebeu melhorias em segurança, como airbags de cortina e o sistema SaferTag, que oferece alertas de segurança, aumentando a proteção dos ocupantes, sem alterar a condução.
Na Argentina, a Amarok continua sendo a segunda picape mais vendida, atrás apenas da Toyota Hilux, mostrando que ainda há interesse no modelo, apesar da falta de atualizações profundas.