10 carros que deixaram de ser vendidos no Brasil em 2024

Em 2024, diversos modelos de carros saíram de linha no Brasil, incluindo veículos elétricos, híbridos e a combustão. Modelos como Chevrolet Cruze, Toyota Camry e Nissan Leaf foram descontinuados devido a mudanças no mercado e novas tendências tecnológicas.
Publicado por Alan Corrêa em Notícias dia 23/08/2024

Em 2024, o mercado automotivo brasileiro passou por mudanças, com diversos modelos de carros sendo descontinuados. Entre os motivos, estão a baixa demanda e a chegada de novos modelos que substituíram os antigos. A seguir, estão os principais veículos que saíram de linha no Brasil neste ano, incluindo sedãs, hatches e carros elétricos.

Chevrolet Cruze e Cruze Sport6

O Chevrolet Cruze e o Cruze Sport6 encerraram suas vendas no Brasil após 13 anos. Com o fim dos estoques, a Chevrolet retirou os modelos do site oficial, marcando o fim de sua produção.
O Chevrolet Cruze e o Cruze Sport6 encerraram suas vendas no Brasil após 13 anos. Com o fim dos estoques, a Chevrolet retirou os modelos do site oficial, marcando o fim de sua produção.

O Chevrolet Cruze, nas versões sedã e hatch, foi descontinuado em 2024. O modelo, que teve bons momentos de venda no país, viu sua popularidade diminuir com o tempo. A Chevrolet esgotou os estoques do modelo por meio de promoções e retirou o Cruze de seu portfólio no Brasil. Em agosto de 2024, apenas uma unidade do Cruze sedã foi emplacada, contrastando com os números mais robustos dos anos anteriores.

As versões Cruze Sport6 e Cruze Midnight também deixaram de ser fabricadas. A decisão da montadora reflete a tendência de transição para SUVs e carros com tecnologias mais avançadas, deixando de lado os hatches e sedãs tradicionais.

Chevrolet Bolt e Bolt EUV

Chevrolet Bolt
Chevrolet Bolt

Os modelos elétricos Chevrolet Bolt e Bolt EUV foram descontinuados no Brasil. A Chevrolet havia importado apenas 200 unidades do Bolt EUV, todas vendidas rapidamente, mas o carro ainda aparece no site da marca. O Bolt EV, outra versão elétrica, também foi retirado do mercado, sendo substituído por novos SUVs elétricos, como o Equinox EV e o Blazer EV, que deverão chegar em breve.

O Blazer EV tem previsão de lançamento em setembro de 2024, com preço estimado de R$ 450 mil. Já o Equinox EV será lançado até o início de outubro, com preços entre R$ 250 mil e R$ 300 mil, dependendo da versão.

Chevrolet Camaro

O Chevrolet Camaro, emblemático "muscle car" americano, encerra sua produção, marcando um ponto de virada no setor automotivo em direção a tecnologias mais sustentáveis.
O Chevrolet Camaro, emblemático “muscle car” americano, encerra sua produção, marcando um ponto de virada no setor automotivo em direção a tecnologias mais sustentáveis.

O Chevrolet Camaro, famoso esportivo da marca, também teve sua produção encerrada globalmente. No Brasil, a montadora lançou uma série especial de despedida chamada Collection, com as últimas unidades vendidas por cerca de R$ 532 mil. O modelo continua equipado com motor 6.2 V8, oferecendo uma potência significativa e câmbio automático de dez marchas.

Hyundai Ioniq

A Hyundai decidiu interromper as importações do modelo híbrido Ioniq no Brasil, após assumir a operação de importações da Caoa. O modelo não aparece mais no site da empresa, sendo substituído por outras opções, como o Ioniq 5, que deve chegar ao mercado no início de outubro. A Hyundai também trouxe o SUV Palisade como parte de sua nova fase no país.

Toyota Camry

O Toyota Camry, que estava em sua oitava geração no Brasil, também foi descontinuado. A nona geração do modelo foi lançada nos Estados Unidos, mas ainda não há previsão de sua chegada ao Brasil. O Camry vinha com um motor 2.5 aspirado a gasolina, complementado por motores elétricos auxiliares, mas, com a baixa demanda, foi retirado do mercado local.

Jac iEV330P

A caminhonete elétrica JAC iEV330P também foi retirada do mercado, sendo substituída pela nova Hunter, que oferece versões a diesel e elétrica. O modelo antigo tinha uma autonomia de 226 km, com motor elétrico de 204 cv, mas não se mostrou competitivo no mercado brasileiro. A JAC espera que a nova Hunter traga mais sucesso em vendas.

Caoa Chery iCar

Lançado em 2022, o Caoa Chery iCar foi um dos elétricos mais acessíveis do Brasil, mas também saiu de linha em 2024. O modelo, apesar de seu baixo preço, não teve o sucesso esperado em vendas. As unidades restantes estão sendo vendidas com descontos, e não há planos de reposição do modelo por parte da montadora.

Nissan Leaf

O Nissan Leaf, primeiro carro elétrico a ser comercializado no Brasil para o público geral, também saiu de linha. As últimas unidades disponíveis estão sendo alugadas por meio do programa Nissan Move. O preço elevado do Leaf em comparação a outros modelos elétricos do mercado contribuiu para sua saída, com um valor de R$ 298 mil, tornando-o pouco competitivo.

Renault Stepway 1.6

O Renault Stepway também viu o fim de sua versão com motor 1.6. Agora, o modelo está disponível apenas com motor 1.0, a um preço de R$ 86.990. A Renault optou por descontinuar a versão mais potente devido à proximidade de preço com o novo SUV Kardian, que parte de R$ 112 mil, o que acabou prejudicando a competitividade do Stepway no mercado.

Fonte: AutoEsporte.