A história da Mercedes-AMG não é de hoje, remonta de velhos tempos. Há 50 anos conquistava um dos grandes marcos de sua linga jornada, que aliás está longe de acabar, a vitória nas 24 horas de Spa.
Foi há meio século que os pilotos Hans Heyer e Clemens Schickentanz conduziram a Mercedes 300 SEL 6.8 AMG à vitória em sua categoria, e ao segundo lugar geral na corrida de Spa-Francorchamps.
As histórias de sucesso, ao contrário do que pensa muita gente, não acontece do dia para a noite e, na maioria das vezes, não é fruto do acaso, mas sim de uma dedicação incansável e de uma perseverança que nada pode abalar. Assim é também a história da Mercedes-AMG.
Há 50 anos a Mercedes-AMG conquistava uma de suas maiores vitórias, nas pistas de Spa-Francorchamps, quando – com o Mercedes 300 SEL 6.8 AMG – venceu as 24 horas em sua categoria e alcançou o segundo lugar geral na disputa. Foi o ponto de partida para uma história cheia de sucesso.
A categoria “GT3” contará esse ano com 13 carros da Mercedes-AMG, e será uma das edições com maior participação. Serão 4 Mercedes-AMG GT3 na classe “Pro”, 6 na classe “Silver Cup” e 3 na classe “Pro-Am”.
Mas o detalhe mais interessante será a homenagem simbólica feita àquela memorável vitória de 1971: o Mercedes-AMG GT3 com número 50 vai receber a mesma pintura do Mercedes 300 SEL 6.8 AMG que conquistou aquele primeiro marco tão importante.
Para quem não conhece, as 24 Horas de Spa fazem parte de duas séries de corridas que acontecem ao mesmo tempo, que são o GT World Challenge Europe e a Intercontinental GT Challenge.
Esse ano, o piloto brasileiro Felipe Fraga estará a bordo de um Mercedes-AMG na classe Pro da AKKA ASP Team. Além dessa prova, o piloto conduzirá o modelo nas etapas de Indianápolis (EUA) e Kyalami (África do Sul).
Felipe Fraga é um piloto de carreira que começou a pilotar em 2001, quando começou a ganhar destaque no kart, alcançando a marca de pentacampeão brasileiro na categoria.
Mas sua principal conquista foi o título da Stock Car em 2016. Só nessa categoria Felipe tem mais de 100 corridas realizadas. Atualmente, ele é piloto oficial da Mercedes-AMG para a disputa da Intercontinental GT Challenge.
O piloto também tem experiência em outras competições internacionais, onde conquistou diversas vitórias, como no WEC e IMSA. “Essa é uma das principais corridas de GT3 do mundo e fico muito honrado em representar o Brasil nas 24 Horas de Spa. Espero começar o campeonato com tudo e vamos trabalhar muito ao longo da semana para buscar a vitória”, diz o piloto.