50 anos de BMW Turbo Power

O processo de montagem de um motor é realmente uma das partes mais complexas durante o desenvolvimento de um veículo como um todo. Além de balancear força e economia de combustível, também é preciso em algumas vezes que o motor seja desenvolvido exclusivamente para o próprio carro.
Publicado em História dia 6/06/2019 por Alan Corrêa

O processo de montagem de um motor é realmente uma das partes mais complexas durante o desenvolvimento de um veículo como um todo. Além de balancear força e economia de combustível, também é preciso em algumas vezes que o motor seja desenvolvido exclusivamente para o próprio carro.

O processo já é complexo para veículos de produção em série, mas quando o motor é desenvolvido para fins de corridas a tarefa se torna ainda mais difícil e desafiadora. No ano de 2019, a montadora alemã BMW comemora os 50 anos do lançamento de um de seus motores de corrida que ficaram eternizados por utilizarem a tecnologia turbo e conseguiram muito sucesso dentro das pistas.

BMW Turbo Power

A história da BMW utilizando turbo em seus motores é muito mais antiga do que se imagina, sendo que esta tradição começou a ser implantada nos carros de corrida da marca a partir de 1969, já obtendo um bom sucesso, sendo que ambos os novos motores turbinados também eram de 2 litros, retos e de 4 cilindros.

Mas a história mesmo se inicia durante a construção de um veículo para disputar o Campeonato Europeu de Carros de Turismo, quando a BMW desenvolveu o veículo 2002 TI. Utilizando o motor turbinado com 0,98 kg de pressão rendendo algo em torno de 280 cv de potência, o veículo guiado pelo austríaco Dieter Quester sagrou-se campeão do torneio no ano de 1969.

O sucesso foi instantâneo e culminou não apenas no título do campeonato à BMW, mas também rendeu aos alemães o título de um dos melhores motores já produzidos na história e uma fama que cerca seus modelos até os dias mais atuais.

O processo não poderia ficar apenas na pista, visto que havia um grande entrave na melhoria do motor para as corridas. Alguns problemas como a não-autorização dos criadores do modelo para aumentar o deslocamento de potência primeiramente aparentavam ser um grande problema, mas este ficou no passado e abriu uma porta incrível para a BMW.

Com as alterações no modelo, o BMW 2002 TI conseguiu desenvolver uma velocidade máxima de 240 km/h, rapidamente chamando atenção, sendo que foi em 1973 (4 anos após o lançamento) que a BMW anunciou que seu modelo turbinado se tornaria um modelo de produção em série, nascendo assim o BMW 2002 Turbo, o primeiro veículo de produção em série turbinado dos alemães.

Motores turbo da BMW hoje em dia

Se antigamente era muito raro se encontrar motores turbinados de fábricas em qualquer veículo, parece que hoje se tornou justamente o contrário. Com as empresas focando na tendência do Downsizing (motores menores e turbinados), os motores que já vem turbinados estão se tornando algo comum em nosso cotidiano.

Com a BMW não está sendo diferente. Grande parte de seus modelos já receberam motores turbinados e os que faltam estão muito próximos de receber tal tecnologia que pretende estar presente em todos os modelos da marca em um curto período de tempo.

Mas não apenas dos motores turbo de veículos em produção que a BMW se baseia na produção dos mesmos. A BMW não se esqueceu de suas raízes que fizeram os motores turbinados da marca se tornarem sinônimos até os dias atuais e, 50 anos depois, anunciou um novo motor turbinado que promete fazer jus ao antigo motor que os consagrou.

Batizado de P48, este motor novamente virá na configuração de 4 cilindros retos em um motor turbinado de 2 litros, assim como o do BMW 2002 TI. Este motor representará a versão atual do modelo lançado a 50 anos, sendo implantado desta vez no modelo M4 DTM, a versão de competição no estilo GT4 do sedan esportivo M4 da marca.

Embora o motor continue sendo o mesmo em litragem, seus números se tornaram muito mais agressivos. Além de contar com componentes mais modernos como maior pressão na turbina, partes em aço e cabeçote de alumínio fundido, a potência também recebeu um “leve” aumento de 280 cv para 600 cv de potência, uma diferença de 320 cv a mais para a nova geração.

O P48 tem expectativa de estreia ainda para este ano visando fazer com que os veículos turbinados da BMW voltem ao topo dos pódios nas corridas de Carros de Turismo, visando assim dominar não mais apenas as ruas com os motores turbinados, mas os circuitos novamente também.