70 anos do Jeep CJ-3B

Lançado em 1953 nos EUA, o Jeep CJ-3B completou 70 anos. Foi o primeiro modelo Jeep a ser fabricado no Brasil pela Willys-Overland a partir de 1954. O CJ-3B é uma evolução dos modelos CJ, que foram produzidos para clientes civis de 1945 até a década de 1980.
Publicado em História dia 7/02/2023 por Alan Corrêa

Lançado em 1953 nos EUA, o Jeep CJ-3B completou 70 anos. Foi o primeiro modelo Jeep a ser fabricado no Brasil pela Willys-Overland a partir de 1954. O CJ-3B é uma evolução dos modelos CJ, que foram produzidos para clientes civis de 1945 até a década de 1980.

O CJ-3B foi vendido no Brasil em 1954 e montado em São Bernardo do Campo, tendo como diferenciais a grade frontal e o capô elevados para acomodar o novo motor Hurricane de 4 cilindros da Willys. As publicidades da época destacavam sua força e capacidade off-road, características que ainda são marcas registradas da Jeep até hoje.

O CJ-3B é um ícone da autenticidade Jeep que, até hoje, segue inspirando modelos como o Jeep Wrangler, Gladiator e Renegade
O CJ-3B é um ícone da autenticidade Jeep que, até hoje, segue inspirando modelos como o Jeep Wrangler, Gladiator e Renegade

O livro “Flashes de uma aventura – Operação Abacaxi” é uma história inspiradora dos três escoteiros Hugo Vidal, Charles Downey e Jan Stekly, que viajaram pelo mundo a bordo de um Jeep CJ-3B. A viagem começou em São Paulo com destino ao Tobá para participar do Jamboree, encontro mundial de Escotismo, e acabou se estendendo até o Alasca, percorrendo cerca de 73 mil quilômetros em pouco mais de um ano, passando por 19 países e vivendo experiências únicas.

Lançado nos Estados Unidos em janeiro de 1953, o Jeep CJ-3B acaba de completar 70 anos. O modelo foi também o primeiro Jeep a ser fabricado pela Willys-Overland do Brasil, já a partir de 1954.
Lançado nos Estados Unidos em janeiro de 1953, o Jeep CJ-3B acaba de completar 70 anos. O modelo foi também o primeiro Jeep a ser fabricado pela Willys-Overland do Brasil, já a partir de 1954.

O Jeep utilizado na expedição tinha um grande conteúdo de peças e acessórios nacionais e passou por testes rigorosos na fábrica original da Willys, em Toledo (EUA), sem apresentar problemas mecânicos. A viagem foi financiada por alguns fabricantes de autopeças e seu nome “Operação Abacaxi” surgiu devido ao uso de componentes locais considerados “abacaxis”.

No Brasil, a produção do CJ-3B durou até 1981, com cerca de 10 mil unidades produzidas. Até hoje, muitos proprietários de CJ-3B mantêm seus veículos em bom estado, preservando a história e a tradição da marca Jeep. O CJ-3B é considerado um marco na história da indústria automotiva, sendo um dos primeiros veículos off-road destinados ao uso civil e marcando o início da popularidade dos veículos fora de estrada. Até hoje, a Jeep é sinônimo de robustez, capacidade off-road e aventura.

O CJ-3B começou a ser vendido no Brasil em 1954. Montado em São Bernardo do Campo (SP) pela Willys-Overland do Brasil.
O CJ-3B começou a ser vendido no Brasil em 1954. Montado em São Bernardo do Campo (SP) pela Willys-Overland do Brasil.

O modelo CJ-3B, incluindo sua versão militar, o M606, foi produzido nos EUA até 1968 e aproximadamente 155 mil unidades foram fabricadas. Ademais, ele foi um dos primeiros “veículos globais”, com fabricação autorizada em países como Japão, Índia, França, Espanha e Turquia.

1959 Willys Jeep CJ-3B (Cars Down Under / Flickr)
1959 Willys Jeep CJ-3B (Cars Down Under / Flickr)

Em 11 de outubro de 1954, foi lançado o modelo sucessor do CJ-3B, o CJ-5, que acabou substituindo a imagem anterior do CJ-3B. Curiosamente, o CJ-5 também teve sua versão militar, sendo conhecido como M606A2 e M606A3.

*Com informações da Stellantis e Wikipédia. Fotos: acervo pessoal Nélson de Almeida Filho, Hugo Vidal e Jeep.