Por Carro.Blog.Br / Alan Corrêa
09/06/2024
Carros elétricos são mais caros que modelos a gasolina devido ao custo das baterias. Novas tecnologias buscam transformar essas baterias em ativos econômicos para reduzir esses custos.
Montadoras como Ford, GM e BMW exploram usar baterias de carros elétricos para armazenar energia renovável excedente, ajudando concessionárias a gerenciar flutuações na oferta e demanda.
Mobility House compra energia solar e eólica quando abundante e barata, armazenando-a em veículos elétricos conectados. Quando a demanda e os preços aumentam, a empresa vende a eletricidade.
Renault oferece tecnologia de armazenamento de energia em seus carros elétricos R5. Compradores recebem carregador doméstico gratuito e podem permitir que a Renault retire energia dos veículos.
Proprietários do R5 controlam quanta energia devolvem à rede, recebendo descontos nas contas de luz. Renault estima que participantes podem reduzir em 50% suas despesas de energia.
BMW adota tecnologia de carregamento bidirecional em seus novos veículos elétricos. Carros podem receber e devolver eletricidade à rede, seguindo o exemplo da Ford com a F-150 Lightning.
Estima-se que até o final da década, 30 milhões de veículos elétricos estarão nas estradas dos EUA, potencialmente armazenando energia equivalente à produção diária de várias usinas nucleares.