04/11/2024
Por Carro.Blog.Br / Alan Corrêa
Correia banhada em óleo é ruim mesmo ou é mais um mito do mercado?
A correia dentada banhada a óleo é uma tecnologia usada para aumentar a durabilidade e diminuir o ruído dos motores. Essa inovação é encontrada em modelos de marcas como Ford, Chevrolet e Citroën.
Esse tipo de correia trabalha imersa em óleo, o que reduz atritos e desgastes. Para seu funcionamento ideal, é essencial o uso de lubrificantes com aditivos específicos recomendados pelas montadoras.
A durabilidade das correias banhadas a óleo é maior que a das tradicionais, chegando a ultrapassar 200 mil km. Essa tecnologia reduz ruídos e aumenta a eficiência do motor em diferentes condições.
Alguns modelos populares no Brasil que utilizam essa tecnologia incluem o Ford Ka 1.0, Chevrolet Onix e Tracker, e Peugeot 208 1.2. Cada um tem especificações próprias de lubrificante.
A manutenção da correia dentada banhada a óleo exige rigor no uso do lubrificante certo. Óleos sem os aditivos adequados podem desgastar a correia, levando a falhas e danos graves ao motor.
Um problema recorrente está nas oficinas de locadoras, onde os custos limitam o uso do lubrificante correto, aumentando riscos para os consumidores que compram esses veículos no mercado de usados.
Além dos cuidados com o óleo, a inspeção visual da correia é difícil, pois ela trabalha dentro do motor. Isso torna essencial seguir o manual e as recomendações de troca do fabricante.
Para evitar problemas, recomenda-se uma revisão completa do sistema ao adquirir um carro usado com correia banhada a óleo, verificando a troca da correia, do óleo e do filtro lubrificante.