Por Carro.Blog.Br / Alan Corrêa
Tesla enfrenta queda de vendas com avanço de montadoras chinesas.
24/11/2024
A China lidera o mercado global de veículos elétricos, respondendo por 50,6% das vendas em 2024. Esse avanço reflete políticas robustas e modelos competitivos no país e no exterior.
Fabricantes chineses de veículos elétricos, como BYD e Geely, impulsionaram um aumento de 20% nas vendas em 2024, enquanto montadoras não chinesas enfrentaram quedas nas suas participações.
Tesla lidera entre os fabricantes não chineses, mas viu suas vendas caírem 2,3% em 2024. Empresas como Volkswagen e Stellantis também enfrentaram declínios no mercado global.
A Tesla continua sendo a maior fabricante não chinesa de elétricos, mas perdeu espaço no mercado chinês, onde a competição local e os preços acessíveis ditam o ritmo.
BYD, Geely e SGMW lideraram as vendas chinesas em 2024, representando 56% do total. Outras marcas emergentes, como Xiaomi e Leapmotors, também registraram crescimento expressivo.
Com 7,2 milhões de veículos elétricos vendidos globalmente em 2024, o setor enfrenta desafios e oportunidades, especialmente para marcas que competem com a dominância chinesa.