Em 2024, os veículos elétricos (EVs) atingiram um marco importante: mais da metade das vendas globais foram dominadas por fabricantes chineses. Dados de janeiro a setembro de 2024 mostram que, do total de 7,2 milhões de unidades vendidas globalmente, 50,6% foram produzidas por empresas chinesas, um salto em relação aos 45,8% registrados no mesmo período do ano anterior. Esse avanço reflete o protagonismo da China na transição para a mobilidade elétrica.
Pontos Principais:
O desempenho chinês foi impulsionado por suas montadoras líderes, como BYD, Geely e SGMW (joint venture SAIC-General Motors-Wuling), que juntas responderam por mais da metade das vendas de EVs no país. A BYD, por exemplo, registrou aumento de 12% em suas vendas, enquanto a Geely teve um crescimento expressivo de 51%. Outras fabricantes, como Changan, NIO e Chery, também apresentaram avanços significativos.
Além disso, marcas emergentes como Leapmotors e Xiaomi entraram no radar. A Xiaomi, que iniciou as vendas de seu modelo SU7 no início de 2024, alcançou quase 70.000 unidades vendidas até setembro, demonstrando o potencial de novos entrantes no mercado.
Em contraste, fabricantes de outras regiões, como Europa, Estados Unidos, Japão e Coreia, enfrentaram desafios. Suas vendas combinadas caíram 0,7%, totalizando 3,55 milhões de unidades no período. A Tesla, maior fabricante não chinesa, viu uma queda de 2,3% em suas vendas, enquanto o Grupo Volkswagen registrou declínio de 4,7%, ficando atrás da Geely no ranking global.
Marcas tradicionais enfrentaram dificuldades para competir no mercado chinês, onde o custo competitivo e a ampla oferta de modelos locais representam barreiras. Hyundai-Kia, por exemplo, perdeu 8,1% em vendas, enquanto empresas como Stellantis e Mercedes registraram quedas ainda mais significativas.
Apesar dos desafios globais, algumas montadoras não chinesas mostraram resiliência. O Grupo BMW, por exemplo, aumentou suas vendas em 19%, superando a Stellantis no ranking geral, mesmo com produtos de maior custo. Já as fabricantes japonesas, embora ainda desempenhem um papel menor no mercado global, aumentaram seus volumes em 20%.
No panorama geral, veículos elétricos fabricados nos Estados Unidos mantiveram o segundo lugar em participação global, ainda superando os modelos europeus. O avanço chinês, no entanto, reflete não apenas uma liderança tecnológica, mas também o impacto de políticas governamentais e uma forte estratégia de exportação.
O futuro do mercado de veículos elétricos será influenciado pela capacidade de adaptação das montadoras fora da China. Com concorrência acirrada e mudanças nos padrões de consumo, o setor segue dinâmico e desafiador.
Fonte: InsideEvs e AutoEsporte.