Como funciona a pesagem em movimento?

Por Carro.Blog.Br / Alan Corrêa

Fiscalização eletrônica de peso começa a multar caminhões.

05/03/2025

A pesagem em movimento usa sensores na pista para medir o peso dos caminhões sem que eles parem. O sistema identifica excessos automaticamente e aplica multas em tempo real.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres iniciou a aplicação de multas por excesso de peso em caminhões usando fiscalização eletrônica em rodovias federais nas BRs 364 e 365.

Desde 2 de dezembro, 7,7 mil veículos foram autuados. O sistema permite pesagem em alta velocidade, dispensando a parada dos caminhões e eliminando a evasão dos postos de fiscalização.

O sistema usa sensores instalados na pista para identificar excesso de peso em tempo real. Antes, motoristas podiam evitar a pesagem, burlando a fiscalização e comprometendo a segurança viária.

As multas variam conforme o excesso de peso. A menor penalidade é de R$ 130,16, aumentando a cada 200 kg extras. Se o condutor se recusar a pesar, a multa aplicada é de R$ 195,23.

Caso seja regulamentado, o sistema pode substituir os postos de pesagem. No entanto, ainda não há uma solução definida para descarregar o peso excedente detectado durante a fiscalização.

A nova tecnologia desestimula o transporte com excesso de carga. Multas frequentes devem mudar o comportamento dos transportadores, reduzindo infrações e melhorando a segurança viária.

O excesso de peso em caminhões aumenta o risco de acidentes graves, comprometendo a frenagem e a estabilidade do veículo, podendo causar tombamentos e colisões com outros veículos menores.

A fiscalização eletrônica nas rodovias é um avanço para reduzir danos estruturais e acidentes. O objetivo é criar uma cultura de conformidade, evitando prejuízos à infraestrutura e à segurança.