A Europa deu mais um passo para ter carros voadores

Em 2018 quando (noticiamos aqui) sobre o PAL-V Liberty, um carro voador que estava em desenvolvimento, tudo parecia um grande sonho maluco, mas com muita determinação agora vemos o projeto ganhando as ruas e os céus, pelo menos na Europa.
Publicado por Alan Corrêa em Notícias dia 7/11/2020

Em 2018 quando (noticiamos aqui) sobre o PAL-V Liberty, um carro voador que estava em desenvolvimento, tudo parecia um grande sonho maluco, mas com muita determinação agora vemos o projeto ganhando as ruas e os céus, pelo menos na Europa.

Ainda não temos certeza se podemos chamá-lo de carro voador ou helicóptero com rodas, mas a Holanda já aceitou que o PAL-V Liberty circule nas ruas, sim, apenas nas estradas, o governo de lá está estudando quando ele poderá alçar voos.

Carro voador da Pal-V
Carro voador da Pal-V

Trata-se de um veículo voador com capacidade para dois tripulantes, que pesa 660 kg, com três rodas e dimensões próximas de um carro com 4 m de comprimento, 2 m de largura e 1,6 m de altura.

Carro voador da Pal-V
Carro voador da Pal-V

O visual lembra mais uma nave espacial com traços bem futurísticos.A capacidade voadora provém do sistema de hélices similar a de um helicóptero ou, na linguagem da Pal-V, de um girocóptero. Mas o sistema de decolagem não é vertical.

PAL-V Liberty Pioneer Edition
PAL-V Liberty Pioneer Edition

Para alçar voo, o carro voador necessita de 165 m de pista e 30 m aproximadamente para pousar.Deste modo, para iniciar voo não será tão prático quanto parece, uma vez que não é tão comum encontrar no perímetro urbano pistas livres e isoladas. Além de que a potência do vórtice gerado para decolar implicará no alto ruído e forte pressão de vento característico de aeronaves.

Carro deve receber autorização para voar em 2022.
Carro deve receber autorização para voar em 2022.

Deve voar em 2022

A autorização governamental para o PAL-V Liberty voar deve vir apenas em 2022.

O PAL-V Liberty se beneficia significativamente da experiência de certificação acumulada no programa de teste de vôo anterior com o PAL-V One. Mais de 1200 relatórios de teste precisam ser concluídos antes que as 150 horas finais de teste de vôo possam acontecer. Depois disso, as entregas aos clientes começarão.

*Com informações da PAL-V.