A história da Tesla Motors

Desde 2003, uma equipe formada por engenheiros pretende mostrar que os veículos elétricos estão acessíveis a todos e podem superar os modelos à gasolina. Trata-se da Tesla Motors, uma montadora de automóveis elétricos e de soluções de energia sustentável.
Publicado em História dia 20/04/2019 por Alan Corrêa

Desde 2003, uma equipe formada por engenheiros pretende mostrar que os veículos elétricos estão acessíveis a todos e podem superar os modelos à gasolina. Trata-se da Tesla Motors, uma montadora de automóveis elétricos e de soluções de energia sustentável.

Um projeto ambicioso

A Tesla Motors foi fundada por Marc Tarpenning e Martin Eberhard em Palo Alto, Califórnia. A origem do nome é uma homenagem ao cientista Nikola Tesla, especialista em sistemas de energia. Atualmente, a fábrica está localizada em Fremont.

A empresa nasceu com uma missão nada fácil, pois o mercado de veículos elétricos estava desacreditado, não havia apetência do público, a produção era muito complexa, iniciativas similares já haviam fracassado e a indústria automobilística fazia forte resistência.

Por outro lado, a ambição da Tesla era enorme. Não se buscava apenas criar um veículo com energia alternativa, mas modelos que superassem os próprios a combustão em visual e desempenho.

Novas parcerias

Com efeito, para levar a cabo o projeto foi preciso contar com apoio financeiro e os fundadores tiveram que aceitar o investimento de Elon Musk, uma personalidade polêmica do mundo da tecnologia. O financiamento inicial, feito em 2004, foi de 7,5 milhões de dólares.

Outras parcerias importantes foram com a Lotus, em 2005, e com o israelense Ze`ev Drori que assume a posição de CEO em 2007.

Tesla Roadster

A estreia da Tesla Motors deu-se em 2008, com o Roadster, um modelo pioneiro em tecnologia de bateria e transmissão elétrica. Em realidade, praticamente tudo o que havia no carro foi construído do zero, para diminuir custos de patentes e atingir desempenhos inéditos.

De fato, a Tesla conseguiu chegar com impacto no mercado. O esportivo Roadster com apenas uma carga tinha autonomia de até 350 km e fazia de 0 a 100 km/h em menos de 4 segundos.

Tesla Model S

No mesmo ano, outro lançamento foi o Model S, um veículo sedan premium totalmente elétrico, com o dobro de bateria do Roadster e com custo na versão de entrada de U$S 50.000. Outro destaque é o visual especial desenvolvido por Franz von Holzhausen, que incluía até um bagageiro na parte da frente.

Ao longo dos anos, as atualizações do Model S fizeram dele um verdadeiro campeão de recordes: com velocidade máxima de 250 km/h e fazendo de 0 a 97 km/h em apenas 2,28 segundos.

Vencendo a crise

2008 foi o ano da crise para Tesla, com saída dos dois fundadores e o forte risco de quebra da empresa, a qual chegou a perder um quarto dos funcionários.

Mais uma vez, as negociações de Elon Musk – que se torna o novo CEO – foram decisivas e um investimento de 40 milhões de dólares salvou a Tesla da falência.

Tesla Model X

O terceiro modelo da Tesla demorou para ser lançado, sendo preciso aguardar até o ano de 2015 para o primeiro veículo utilitário esportivo ser colocado no mercado: o Model X.

Este SUV se caracterizou por ser extremamente seguro, alcançando as 5 estrelas em todas as categorias da NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration). Além disso, tem autonomia de 474 km, portas com abertura para cima e capacidade para 7 pessoas.

Tesla Model 3

Em 2016, chega o Model 3, um sedan de luxo de quatro portas. Sucesso de vendas, o modelo tem o diferencial da simplicidade com o uso do sistema de piloto automático em uma tela de 15 polegadas, bem como um baixo custo para a venda.

Tesla Semi

A última novidade, além da mudança do nome para Tesla Inc., foi o lançamento do caminhão elétrico autônomo: o Tesla Semi. Com visual futurista, o caminhão é cheio de segurança e conforto.

Uma marca líder no mercado

Atualmente, a Testa é uma das montadoras mais importantes do mundo e produz inúmeras soluções de sucesso para o armazenamento de energia, como o Powerwall.

Mas a maior vitória foi ter mostrado a importância dos veículos elétricos e autônomos, a ponto de atrair o mercado para outras montadoras clássicas que decidiram não parar no tempo.