A história do Rally Dakar é marcada pela velocidade e a diversão

Grande parte dos apaixonados por carros também acabam se tornando fanáticos pelas corridas, que envolvem altas velocidades, estratégias e também consagram montadoras, seus modelos e os pilotos que guiam estas máquinas.
Publicado em História dia 3/05/2019 por Alan Corrêa

Grande parte dos apaixonados por carros também acabam se tornando fanáticos pelas corridas, que envolvem altas velocidades, estratégias e também consagram montadoras, seus modelos e os pilotos que guiam estas máquinas.

Entre estas corridas, o estilo de rally costuma atrair os olhares por conta da altíssima velocidade empregada em circuitos off-road e também por conta dos veículos que se tornaram lendas neste meio, como o Audi Quattro, Lancer Evolution e o Impreza. A maior competição de ralis do mundo, o Rally Dakar, conta com todos os ingredientes de uma competição automotiva de primeiro nível, ainda mais se analisarmos toda sua história e legado adquirido.

Como surgiu o Rally Dakar

Para entendermos o surgimento do Rally Dakar, devemos voltar no ano de 1977 durante o rali Abidjan-Nice, quando o francês Thierry Sabine se perdeu no decorrer da prova no deserto do Saara e, neste local onde o mesmo se perdeu, olhou para seu redor e percebeu que naquela área poderia ser realizada uma excelente prova de rally.

Foi então que, em 1979 (lembrando que a prova teve início no dia 26 de dezembro de 1978) o Rally Dakar teve sua primeira edição, saindo de Paris (França) em direção a Dakar (Senegal), tendo o piloto Alain Génestier com seu Range Rover V8 vencendo a prova de carros e Cyril Neveu vencendo a categoria de motos com uma Yamaha XT 500.

Até o ano de 1991, a corrida sempre tinha como ponto de partida Paris e de chegada Dakar, mas uma série de fatores fizeram como a guerra-civil na Argélia fizeram com que, em 1992, o percurso fosse alterado de forma em que a corrida saísse de Paris e terminasse na Cidade do Cabo, na África do Sul.

Em 1994, o trajeto do rally pela primeira e única vez teve início e fim em Paris, marcando assim o começo do fim da tradição da corrida começar na capital francesa. A partir de 95, cidades foram se alternando como ponto de partida até Dakar, como por exemplo Granada, Barcelona, Marseille, Lisboa e Paris, que teve sua última edição de ponto inicial da corrida no ano de 2001.

No ano de 2008, um fato mudou completamente a história do Rally Dakar, pois a prova teve que ser cancelada por medidas se segurança visto que terroristas ligados a Al Qaeda ameaçaram cometer atentados na parte do trajeto durante a Mauritânia, fazendo a corrida ser cancelada um dia antes da largada.

Com o medo de realizar o evento novamente e de novas ameaças surgirem, o Rally Dakar procurou outro território para sediar a corrida e, a convite de Chile e Argentina, desde 2009. O Rally Dakar é realizado na América do Sul, passando por países como Chile, Argentina, Peru, Paraguai e Bolívia.

A última edição disputada (2019) já começou a sentir o desgaste do trajeto, visto que a prova começou e se encerrou em Lima (Peru) e somado a isso às recusas de Chile e Argentina pagarem os valores pedidos pela ASO impossibilitando que o trajeto original voltasse ao normal, a organização do Rally Dakar fez um acordo com a Arábia Saudita e, a partir de 2020, durante 5 anos, a prova ocorrerá em território saudita.

Equipes vencedoras

Uma das maiores vantagens de se participar de uma prova disputada como esta é a possibilidade de demonstrar seus novos modelos e, mesmo os mais antigos, de reafirmar o compromisso dos mesmos.

A montadora que mais venceu títulos na categoria de veículos foi a Mitsubishi com o Pajero com 12 títulos conquistados (sendo os de 2001 até 2007 seguidos). O modelo ficou tão eternizado na memória da marca que a Mitsubishi lançou um modelo chamado Pajero Dakar, fazendo clara referência a prova.

O último campeão da prova de carros utilizava uma Toyota Hilux, que por sinal foi o primeiro título da marca japonesa nesta modalidade. Também vale ressaltar que a partir do ano de 1987, as francesas Peugeot e Citroen dominaram o cenário dos rallies, sendo quebrado este domínio justamente pelo Pajero da Mitsubishi.

No rally de motos, a plena dominância das montadoras em cada época é clara, visto que BMW, Honda e Yamaha disputavam sempre entre sí o topo, mas sempre com a Yamaha se saindo um pouco melhor. A tendência mudou em 2001 com a KTM que, desde então, sempre produziu a motocicleta dos vencedores, tendo 19 títulos consecutivos.

Rally Dakar será na Arábia Saudita em 2020

A equipe do evento confirmou que o Rally Dakar 2020 acontecerá na Arábia Saudita, saindo da América do Sul para dentro do maior país do Oriente Médio.

“África, América do Sul, e agora Ásia. O terceiro capítulo de sua história é particularmente fascinante e emocionante para uma corrida focada em exploração como o Dakar”, disse David Castera, diretor do Rally Dakar.

Com mais de dois milhões de quilômetros quadrados, a área da Arábia Saudita é de cerca de quatro vezes a França. O maior país do Oriente Médio, povoado em grande parte nas cidades próximas à costa, apresenta uma diversidade de territórios que provavelmente testarão os competidores de Dakar em todos os registros: pilotagem, navegação, resistência. Um chamado para a aventura.