A Mercedes-Benz sempre foi muito conhecida por seus veículos de bastante luxo e sofisticação, porém seu nome nas corridas também foi escrito tanto pelo lado positivo com diversos títulos e glórias quanto pelo lado negativo como a tragédia nas 24 Horas de Le Mans em 1955.
Mas alguns veículos esportivos de rua da marca ficaram eternizados em toda a história e, com toda certeza, o principal deles é o SLR McLaren. Design atemporal, motor extremamente potente e a tecnologia de ponta integram um dos modelos mais icônicos da história do automobilismo
Antes do projeto do SLR sequer ter passado na cabeça dos dirigentes da Mercedes, muitas décadas antes a marca mostrava ao mundo o que seus veículos eram capazes de fazer. Paralelamente ao sucesso dos alemães nas corridas, o modelo 300 SL (com a famosa porta de gaivota) começava a encantar o mundo.
Com seus carros liderados por Juan Manuel Fangio, Karl Kling e Stirling Moss (guarde esse nome), o veículo de corrida 300 SLR teve um sucesso estrondoso no mundo das corridas. Com um motor de oito cilindros, três litros e 310 cv de potência, o modelo tinha velocidade máxima de 290 km/h.
E uma curiosidade foi que, assim, o 300 SLR foi eleito o carro mais rápido do mundo de dois lugares sendo aprovado para a rua, sendo descrito por especialistas da marca alemã como “um dos automóveis mais excitantes jamais construído pela Mercedes-Benz”
Foi então que, quase 50 anos depois do sucesso estrondoso, a Mercedes decidiu se aliar a McLaren (montadora inglesa a qual os alemães possuíam parte e eram parceiras na Fórmula 1) para então criar a versão do século XXI do 300 SLR. O modelo por sua vez ficou conhecido como SLR McLaren.
Sua produção teve início em 2003 e desde então já chamou muito a atenção. Com um design com linhas futuristas, aerodinâmica extremamente apurada, um motor V8 de 5.4 litros e 626 cv de potência juntamente a um câmbio automático de cinco velocidades, o SLR McLaren já foi adorado pelo fãs logo de cara e se tornou um dos maiores xodós de todo entusiasta não apenas da Mercedes, mas também do automobilismo no geral.
Inicialmente, o veículo foi oferecido em duas versões: A 722, de carroceria cupê e com esse nome pois se refere ao horário da vitória do carro de Stirling Moss (7h22min) e a conversível.
O modelo ainda contou com outras versões feitas ao longo de seus quase 7 anos de fabricação. Entre elas, podemos citar a 722 GT, uma versão de corridas feita pela Ray Mallock Ltd, a versão da Mansory e da Brabus, ambas divisões alternativas da Mercedes para atingir públicos diferentes. Além disso, ainda teve uma edição de despedida que a própria McLaren fez que durou entre 2011 e 2013.
Mas o modelo alternativo que mais chamou a atenção foi lançado em 2009. Com um design sem o para-brisa e sem o teto, foi apesentado ao mundo o SLR Stirling Moss (sim, o piloto que alcançou tantas glórias com a Mercedes). Este modelo teve apenas 75 unidades produzidas, possuía um motor 5.4 V8 Supercharged para 660 cv de potência e incríveis 350 km/h de velocidade máxima. Todas as 75 unidades foram vendidas rapidamente ao preço de 1 milhão de dólares cada uma.
A versão Stirling Moss ficou conhecida por ser a última SLR produzida pela Mercedes, visto que no mesmo ano de seu anúncio (2009), a parceria entre os alemães e a McLaren veio a acabar, fazendo com que o SLR fosse descontinuado.
Já faz mais de 10 anos desde que a SLR deixou de ser fabricada, porém mesmo assim sua essência continua viva nos entusiastas automotivos que sempre sonharam em ter um exemplar este veículo espetacular na garagem.
E agora você deve estar pensando: Algum exemplar da SLR chegou a vir para o Brasil? E a resposta é que sim! Ainda por cima, mais do que uma unidade!
Provavelmente você deve se lembrar de um dos exemplares da SLR aparecer nas manchetes brasileiras quando o filho de Eike Batista atropelou e matou um ciclista a bordo de um SLR na cor prata.
Mas ainda assim existem outros exemplares do veículo e, inclusive, em 2009 chegou a vazar o valor do IPVA de um exemplar também na cor prata do ano de 2006, custando na época quase 68 mil reais!