A Suzuki apresentou as atualizações para a Hayabusa GSX 1300-R, mantendo sua posição como referência no segmento de motocicletas esportivas. Desde seu lançamento em 1999, o modelo continua sendo um marco em design aerodinâmico e desempenho técnico. As mudanças introduzidas para 2025 incluem melhorias nos sistemas eletrônicos e novas opções de cores.
Pontos Principais:
A marca destaca aprimoramentos no sistema de largada e controle de cruzeiro, além de ajustes que visam melhorar a experiência do piloto em diferentes condições de pilotagem. A incorporação de novas tecnologias busca aumentar a eficiência e a versatilidade do modelo, mantendo seu apelo para motociclistas experientes e novos entusiastas.
Entre as novidades, a fabricante anunciou a adição de duas novas opções de cores ao catálogo, ampliando a possibilidade de personalização visual da motocicleta. As novas tonalidades se juntam à tradicional cor preta já conhecida dos consumidores.
O sistema de largada (Launch Control) recebeu ajustes que aprimoram sua eficácia, especialmente durante arrancadas. Essa melhoria foi projetada para proporcionar uma aceleração mais estável e eficiente em diferentes situações, aumentando a segurança e o controle para o piloto.
O sistema de controle de cruzeiro inteligente (Smart Cruise Control) também foi atualizado. A nova versão permite que o recurso permaneça ativo mesmo durante mudanças de marcha realizadas através do sistema Quick Shift bidirecional. Essa funcionalidade aumenta a conveniência durante viagens longas, reduzindo a necessidade de ajustes manuais frequentes.
Além disso, a motocicleta mantém o sistema de trocas rápidas sem o uso da embreagem. Este recurso permite trocas de marcha mais fluidas, adaptando-se tanto a estilos de pilotagem esportivos quanto casuais.
Para 2025, a Hayabusa apresenta três opções de cores, incluindo duas novas combinações. A primeira é a Metallic Mystic Silver com azul Pearl Vigor Blue, que combina prata com detalhes em azul e rodas na mesma tonalidade. A segunda novidade é a Metallic Matte Steel Green com prata Metallic Matte Titanium Silver, que mescla um verde fosco com cinza fosco, incluindo rodas combinando.
A cor tradicional Glass Sparkle Black continua disponível, oferecendo uma opção preta com rodas e detalhes na mesma tonalidade. Essas combinações visam atender a diferentes preferências de estilo, oferecendo diversidade visual para os proprietários.
O motor da Hayabusa é um quatro cilindros em linha de 1340 cc, com injeção eletrônica e sistema de refrigeração líquida. Ele é equipado com corpos de borboleta Ride-by-Wire e utiliza injetores duplos para cada cilindro. O design do motor inclui componentes otimizados para reduzir vibrações e melhorar a durabilidade, como pistões leves, bielas reforçadas e um eixo balanceador.
O sistema de transmissão de seis marchas conta com o Suzuki Clutch Assist System (SCAS), que reduz o esforço na alavanca da embreagem e melhora as reduções de marcha. Além disso, a transmissão inclui o sistema Quick Shift bidirecional, permitindo trocas de marcha sem o uso da embreagem, adaptável para diferentes estilos de pilotagem.
O chassi da Hayabusa é construído em alumínio com uma estrutura twin-spar que combina rigidez e flexibilidade para proporcionar uma pilotagem estável e responsiva. A suspensão dianteira KYB invertida foi ajustada para melhorar a absorção de impactos, enquanto o amortecedor traseiro oferece maior estabilidade em linha reta.
O sistema de frenagem combina pinças Brembo Stylema na dianteira, discos flutuantes de 320 mm e freios ABS. Esse conjunto é projetado para funcionar em conjunto com uma unidade de medição inercial (IMU), que ajusta a frenagem com base na inclinação e postura da motocicleta.
A Hayabusa 2025 é equipada com o Suzuki Intelligent Ride System (S.I.R.S.), que oferece uma série de assistências eletrônicas para o piloto. O sistema inclui modos ajustáveis de controle de tração, controle de levantamento da roda dianteira, controle de freio motor e modos de entrega de potência.
Novidades incluem o controle de cruzeiro inteligente, que agora permite trocas de marcha sem desativar o recurso, e melhorias no sistema de largada. O painel de instrumentos combina mostradores analógicos para tacômetro e velocímetro com uma tela TFT central que exibe informações detalhadas.