A tecnologia por trás da CBR 1000RR-R Fireblade SP 2024: como a Honda redefiniu o desempenho esportivo

A Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP é uma superesportiva projetada para atender às demandas de quem busca alto desempenho em pistas de competição. Com um motor de 999 cc, ela entrega potência e controle avançados, trazendo tecnologias desenvolvidas a partir da experiência da Honda no MotoGP. A motocicleta se destaca por ser uma opção focada no uso esportivo, oferecendo recursos que aprimoram a performance em situações de alta exigência.
Publicado por Maria Eduarda Peres em Honda dia 6/12/2024

A Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP é uma motocicleta que eleva o conceito de performance e tecnologia no segmento das superesportivas. Projetada com um foco claro em oferecer o máximo desempenho em pistas, ela combina potência, precisão e inovação de maneira única. Seu motor de 999 cc e quatro cilindros, aliado a componentes de alta performance, entrega uma experiência de pilotagem intensa e apaixonante, ideal para os amantes da velocidade e adrenalina.

Embora sua essência esteja nas competições e nos circuitos, a Fireblade SP também se adapta às ruas com sua eletrônica avançada e uma construção que privilegia estabilidade e controle. É uma máquina criada para quem entende as exigências de uma superesportiva de alto nível e deseja explorá-las ao máximo, seja em curvas fechadas ou retas onde pode atingir todo seu potencial.

Motor e desempenho

Projetada para desempenho técnico, a Fireblade SP entrega potência, controle e adaptação às pistas e estradas. É uma superesportiva feita para entusiastas exigentes.
Projetada para desempenho técnico, a Fireblade SP entrega potência, controle e adaptação às pistas e estradas. É uma superesportiva feita para entusiastas exigentes.

O motor da CBR 1000RR-R Fireblade SP é um quatro cilindros em linha de 999 cc, projetado para atingir altos níveis de potência. Ele entrega cerca de 216,2 cv a 14.500 rpm, acompanhado de um torque de 11,5 kgf.m a 12.500 rpm. Essas características fazem do modelo uma das motos mais potentes da sua categoria. O design interno do motor inclui pistões leves e componentes otimizados para reduzir atritos, proporcionando maior eficiência.

Inspirada nas motos de corrida, a tecnologia do motor foi desenvolvida com foco em altas rotações, priorizando a performance em situações de velocidade extrema. O sistema de arrefecimento e os materiais utilizados na construção visam suportar o uso intenso em condições desafiadoras. Essa configuração possibilita uma aceleração rápida e uma resposta ágil em diferentes regimes de rotação.

O desempenho é complementado por um sistema de escape projetado para otimizar a liberação de gases e melhorar a eficiência. Além disso, a configuração eletrônica permite ajustes que personalizam a entrega de potência e torque de acordo com as preferências do piloto e as condições do terreno.

Chassi e suspensão

A Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP destaca-se pela performance focada em pistas. Seu motor de 999 cc oferece alta potência, enquanto a tecnologia reflete a experiência da marca no MotoGP.
A Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP destaca-se pela performance focada em pistas. Seu motor de 999 cc oferece alta potência, enquanto a tecnologia reflete a experiência da marca no MotoGP.

O chassi da CBR 1000RR-R Fireblade SP foi desenvolvido para oferecer equilíbrio entre rigidez e flexibilidade. Ele é leve e compacto, proporcionando maior agilidade nas manobras e estabilidade em curvas. A estrutura foi desenhada com base em estudos aerodinâmicos, permitindo uma condução precisa em altas velocidades.

A suspensão é outro ponto de destaque do modelo. Equipado com componentes da marca Öhlins, o sistema conta com ajustes eletrônicos que podem ser configurados de forma personalizada. Isso permite ao piloto adaptar a suspensão conforme as necessidades específicas, seja em pistas ou em estradas.

O conjunto de suspensão, aliado ao chassi, melhora o desempenho geral da motocicleta, contribuindo para uma pilotagem controlada e segura. Essa combinação é essencial para garantir que o modelo atenda às exigências de quem busca desempenho técnico elevado.

Freios e controle

O chassi leve e a suspensão Öhlins eletrônica proporcionam equilíbrio entre agilidade e controle. Esses elementos garantem desempenho consistente em curvas e retas, ajustando-se a diversas condições.
O chassi leve e a suspensão Öhlins eletrônica proporcionam equilíbrio entre agilidade e controle. Esses elementos garantem desempenho consistente em curvas e retas, ajustando-se a diversas condições.

Os freios da Fireblade SP utilizam componentes Brembo Stylema, conhecidos pela eficiência em situações de alta exigência. Com discos de grande diâmetro, o sistema oferece excelente capacidade de frenagem, mesmo em condições de alta velocidade. O modelo também conta com ABS otimizado para curvas, que ajusta automaticamente a pressão de frenagem de acordo com o ângulo de inclinação.

O controle de tração é ajustável e funciona em conjunto com os freios para oferecer maior estabilidade. Este recurso é particularmente útil em pistas, onde as condições podem variar rapidamente. Além disso, a motocicleta possui modos de pilotagem que permitem ajustes de potência, torque e controle de tração de acordo com o estilo do piloto e as condições da pista.

Esses sistemas avançados não apenas aumentam a segurança, mas também garantem um desempenho mais consistente. O objetivo é fornecer ao piloto o máximo de controle em qualquer situação, permitindo que ele explore todo o potencial da moto.

Design e aerodinâmica

Os freios Brembo Stylema e o ABS para curvas reforçam a segurança. Aliados ao controle de tração ajustável, asseguram estabilidade e eficiência mesmo em altas velocidades.
Os freios Brembo Stylema e o ABS para curvas reforçam a segurança. Aliados ao controle de tração ajustável, asseguram estabilidade e eficiência mesmo em altas velocidades.

O design da CBR 1000RR-R Fireblade SP foi inspirado nas motos de competição da Honda, como a RC213V do MotoGP. A carenagem inclui asas aerodinâmicas (winglets) que ajudam a manter a estabilidade em altas velocidades. Essas asas geram força descendente, reduzindo a tendência de levantamento da roda dianteira.

Além da aerodinâmica, a entrada de ar frontal contribui para o resfriamento do motor e melhora a eficiência geral do conjunto. O design foi pensado para combinar funcionalidade e estética, atendendo às necessidades de pilotos que buscam desempenho e eficiência.

A ergonomia também foi ajustada para oferecer maior controle. A posição de pilotagem permite uma distribuição de peso que facilita o manejo em curvas e retas, além de melhorar a interação do piloto com a motocicleta.

Eletrônica e recursos tecnológicos

O design aerodinâmico, inspirado em motos de competição, integra asas laterais para estabilidade. A entrada de ar frontal otimiza o resfriamento e a performance do motor.
O design aerodinâmico, inspirado em motos de competição, integra asas laterais para estabilidade. A entrada de ar frontal otimiza o resfriamento e a performance do motor.

A Fireblade SP vem equipada com uma série de sistemas eletrônicos avançados. Entre eles estão o controle de tração ajustável, modos de pilotagem personalizáveis e o quickshifter bidirecional. Esses recursos permitem uma condução mais eficiente, reduzindo o esforço do piloto durante mudanças de marcha e ajustando a entrega de potência de acordo com as condições.

O painel TFT colorido exibe informações detalhadas de forma clara e intuitiva. Ele inclui dados sobre velocidade, rotação, modos de pilotagem e ajustes eletrônicos. Esse recurso facilita a interação do piloto com os sistemas da motocicleta, tornando a configuração mais acessível.

Os recursos eletrônicos têm como objetivo principal aprimorar a experiência de pilotagem. Eles permitem que o piloto explore o potencial da moto com maior confiança e controle, tanto em ambientes de pista quanto em estradas.

Preço e garantia

A eletrônica avançada inclui modos de pilotagem e quickshifter bidirecional. O painel TFT colorido apresenta dados detalhados, facilitando ajustes e ampliando o controle do piloto.
A eletrônica avançada inclui modos de pilotagem e quickshifter bidirecional. O painel TFT colorido apresenta dados detalhados, facilitando ajustes e ampliando o controle do piloto.

A Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP é oferecida no Brasil com preços a partir de R$ 193.500,00. O modelo está disponível em novas opções de cores para 2024, ampliando as possibilidades para os consumidores. A motocicleta inclui uma garantia de três anos, sem limite de quilometragem, além de assistência 24 horas em países da América do Sul.

A garantia estendida e o suporte ampliado refletem o compromisso da Honda em oferecer produtos confiáveis e com suporte abrangente. Esses benefícios agregam valor ao modelo, especialmente para aqueles que utilizam a motocicleta em diferentes regiões.

O preço reflete as tecnologias e os recursos avançados incorporados ao modelo, posicionando a Fireblade SP como uma das principais opções no segmento de superesportivas de alta performance.

Ficha técnica CBR 1000RR-R FIREBLADE SP 2024

Com preço inicial de R$ 193.500, a Fireblade SP oferece garantia de três anos e assistência em países da América do Sul. Um pacote que combina performance e suporte abrangente.
Com preço inicial de R$ 193.500, a Fireblade SP oferece garantia de três anos e assistência em países da América do Sul. Um pacote que combina performance e suporte abrangente.

Motor

  • Tipo: DOHC, 4 cilindros, 4 tempos, arrefecimento líquido
  • Cilindrada: 1.000 cc
  • Potência Máxima: 216,2 cv a 14.500 rpm
  • Torque Máximo: 11,5 kgf.m a 12.500 rpm
  • Transmissão: 6 velocidades com quickshifter
  • Sistema de Partida: Elétrico
  • Diâmetro x Curso: 81,0 x 48,5 mm
  • Relação de Compressão: 13.2 : 1
  • Sistema de Alimentação: Injeção Eletrônica PGM-FI
  • Combustível: Gasolina

Sistema Elétrico

  • Ignição: Eletrônica
  • Bateria: 12V – 2 Ah
  • Farol: Full LED

Capacidade

  • Tanque de Combustível: 16,1 litros

Dimensões

  • Comprimento x Largura x Altura: 2.100 x 745 x 1.140 mm
  • Distância entre eixos: 1.455 mm
  • Distância mínima do solo: 115 mm
  • Altura do assento: 830 mm
  • Peso Seco: 189 kg

Chassi

  • Tipo: Diamond Frame
  • Suspensão Dianteira/Curso: Garfo Telescópico Ohlins NPX S-EC 125 / 114 mm
  • Suspensão Traseira/Curso: Pro-Link Ohlins TTX36 S-EC swingarm 66 / 143 mm
  • Freio Dianteiro/Diâmetro: Disco Duplo Flutuante Radial (Brembo) / 330 mm (ABS)
  • Freio Traseiro/Diâmetro: Disco Simples / 220 mm (ABS)
  • Pneu Dianteiro: 120/70 – ZR17M/C (58W)
  • Pneu Traseiro: 200/55 – ZR17M/C (73W)

Fonte : Honda.