A última Lamborghini V12 puro

A Lamborghini vai encerrar a produção do supercarro Aventador com motor V12 de 6,5 litros e 780 cv de potência. O modelo foi apresentado pela primeira vez no Salão de Genebra em 2011.

O modelo construído com uma estrutura monocoque de fibra de carbono faz de 0 a 100 km/h em apenas 2,8 segundos, o que o torna um dos veículos mais rápidos do mundo disponível para o uso nas ruas.

A despedida de uma lenda

O Lamborghini Aventador está anunciando sua despedida. Será o encerramento da produção do supercarro, uma lenda do mundo automobilístico. Todas as 600 unidades fabricadas foram vendidas. Esse é, sem dúvida, o fim de uma era.

Seu lançamento acontece no Salão de Genebra em 2011, e de lá pra cá tem feito um enorme sucesso, sendo um dos veículos mais desejados dos fãs de automobilismo pelo mundo inteiro.

Uma motorização invejável que chega ao fim

O modelo, cujo design fala por si mesmo, é construído numa estrutura monocoque de fibra de carbono e tem como propulsor o motor V12 de 6,5 litros e 780 cv de potência, o que permite atingir de 0 a 100 km/h em apenas 2,8 segundos.

Essas características, por si só, já fazem de qualquer veículo um item invejável. Mas esse é o fim de uma era, a marca já anunciou que não produzirá mais o motor V12, e que a última leva será destinada ao Lamborghini Aventador.

Um motor consagrado e que fez história

Sim, não serão mais produzidos motores V12 a combustão pela marca italiana, propulsor que fez sucesso ao longo das décadas, desde o seu lançamento com o modelo 350 GT que nasceu em 1964 e que combinava o chassi desenhado pelo Dallara e o motor V12 projetado por Bizzarrini.

Derivações do Lamborghini Aventador

O Lamborghini Aventador, precisamos lembrar, deu origem a outros modelos que podemos dizer que são suas variantes, ou seus derivados. Esses outros modelos foram desenvolvidos pela Sant’Agata.

As versões Coupe e Roadster incluem o LP700-4 original, o LP750-4 SV (mais poderoso), o S LP740-4, o LP770-4 (mais focado nas pistas) e o LP780-4 Ultimate. Todos modelos com origem comum no Aventador.

O Aventador ainda serviu de base para alguns supercarros de edição limitada, como por exemplo: Veneno, Centenario, SC18 Alston, Sián FKP 37, Essenza SCV12, SC20 e Countach LPI 800-4.

Unidades comercializadas ao longo do tempo

Numa existência relativamente curta, considerando o grande sucesso e a exclusividade do modelo, a Lamborghini vendeu mais de 10 mil unidades do Aventador. Essa cifra impressionante é maior do que todos os carros-chefe com motor V12 (Miura, Countach, Diablo e Murcielago).

Porque o Lamborghini Aventador está sendo descontinuado?

Você deve estar se perguntando – embora já suspeite da resposta – porque um modelo tão icônico e de tanto sucesso está sendo descontinuado, afinal, ainda tem gente comprando.

A Lamborghini pretende concluir a eletrificação de toda a sua linha até 2024, o que representa sem dúvida uma meta muito ousada. Mas ela faz parte da estratégia Direzione Cor Tauri traçada pelo CEO, Stephan Winkelmann.

Quais modelos serão atingidos pela eletrificação?

O Aventador não será o único modelo a ser eletrificado na linha de supercarros da Lamborghini. O Huracan também está nessa lista, bem como o Urus. Este último, contudo, deverá passar por uma reestilização primeiro. O Urus ainda contará com uma versão híbrida plug-in.

Não existem prazos determinados para o lançamento do primeiro modelo totalmente elétrico da Lamborghini. Mas os rumores sugerem que deverá chegar para o mercado entre 2025 e 2027.

Lembre-se de que estamos falando de supercarros, e o público não espera nada menos do que um desempenho igual ou superior às suas versões a combustão. Então, tecnologias interessantes virão pela frente.