Com o objetivo de construir um futuro sustentável para a mobilidade, gerando menos gases causadores do efeito estufa, o BMW Group anunciou no dia 12 de maio deste ano, em uma Reunião Geral Anual, que até 2030 a empresa quer evitar a emissão de 200 milhões de toneladas de CO2, número equivalente a 20 vezes a emissão anual de CO2 de uma cidade com mais de 1 milhão de habitantes, como Munique (Alemanha).
A meta de CO2 para 2030 da empresa foi validada em iniciativas com evidência científica pela Science-Based Targets Initiative.
O BMW Group está sustentando sua missão de mobilidade sustentável com metas ambiciosas de redução de gases de efeito estufa: Na Assembleia Geral Anual de hoje, a empresa anunciou que evitará a emissão de mais de 200 milhões de toneladas de CO2 até 2030. Isso é equivalente a mais de 20 vezes as emissões anuais de CO2 de uma cidade com mais de um milhão de habitantes, como Munique. Para conseguir isso, o BMW Group está reduzindo a pegada de carbono de seus veículos ao longo de seu ciclo de vida – desde a extração da matéria-prima, passando pela produção e fase de uso, até a reciclagem no final da vida útil. No futuro, usar menos recursos será uma das prioridades.
“Um carro amigo do clima não é criado apenas usando energia verde. Devemos projetar nossos veículos para a sustentabilidade desde o primeiro dia de desenvolvimento: reduzindo a quantidade de material usado para fabricá-los e, acima de tudo, planejando o reaproveitamento e a reciclagem desde o início. Diante do aumento dos preços das matérias-primas, isso não é apenas um imperativo ambiental, mas também um imperativo comercial ”, disse Oliver Zipse, presidente do Conselho de Administração da BMW AG, na Assembleia Geral Anual em Munique na quarta-feira.
“A tecnologia para isso é extremamente exigente: é por isso que queremos ser pioneiros na economia circular. Já estamos trabalhando em cotas para o uso de material secundário em nosso “Neue Klasse” que são concretas e ambiciosas para atender aos nossos altos padrões.
As necessidades de reciclagem já são consideradas no design do veículo – porque a extração de materiais em uma forma muito pura é um desafio central para os processos de reciclagem atuais. Por exemplo, o sistema elétrico deve ser fácil de remover, antes da reciclagem, para evitar a mistura do aço com cobre do chicote elétrico do veículo. Caso contrário, o aço secundário não atenderá mais aos rígidos requisitos de segurança da indústria automotiva. O uso de mono-materiais – por exemplo, em assentos – deve ser significativamente aumentado para permitir que a quantidade máxima possível seja realimentada no ciclo de material.
Outro aspecto importante é a capacidade de desmontagem eficiente. Para que os materiais secundários possam competir no mercado, o veículo e os componentes individuais devem ser desmontados de forma rápida e econômica como uma preliminar para a reciclagem. Os pré-requisitos para isso devem ser colocados em prática ao projetar o veículo – por exemplo, não fixando as conexões com adesivo, mas projetando-as de modo que possam ser removidas novamente no final da vida útil do veículo e garantindo que diferentes materiais não sejam misturados uns com os outros.
Um fator chave para a descarbonização da mobilidade individual e o fator mais importante na redução das emissões de CO2 durante a fase de uso será o aumento maciço da eletromobilidade – que o BMW Group intensificou ainda mais nos últimos anos. A empresa oferecerá cinco modelos totalmente elétricos até o final deste ano: o BMW i3 *, o MINI SE * e o BMW iX3 *, bem como os dois principais carros-chefe da inovação, o BMW iX * e o BMW i4 *. Nos próximos anos, virão versões totalmente elétricas do BMW Série 5 de alto volume e do BMW X1. Eles também serão acompanhados pelo BMW Série 7, o sucessor do MINI Countryman e outros modelos. Em 2023, o BMW Group terá pelo menos um modelo totalmente elétrico nas estradas em cerca de 90 por cento de seus atuais segmentos de mercado.
Entre agora e 2025, o BMW Group aumentará suas vendas de modelos totalmente elétricos em uma média de bem mais de 50 por cento ao ano – mais de dez vezes o número de unidades vendidas em 2020. Com base em sua previsão de mercado atual, a empresa também espera que pelo menos 50 por cento de suas vendas globais venham de veículos totalmente elétricos em 2030. O número real pode variar significativamente de mercado para mercado e, em última análise, dependerá em grande medida de quanto progresso é feito na expansão da infraestrutura de carregamento em nível regional .
Neste ponto, não haverá mais nenhuma posição de segmento em todo o portfólio de produtos do BMW Group onde a empresa não ofereça pelo menos um modelo totalmente elétrico. Os segmentos individuais podem, de fato, ser atendidos exclusivamente por modelos totalmente elétricos. A empresa também será capaz de lidar com uma porcentagem muito maior de veículos totalmente elétricos se a demanda aumentar. No total, nos próximos dez anos ou mais, o BMW Group lançará cerca de dez milhões de veículos totalmente elétricos nas estradas.