Aston Martin Valhalla: O supercarro híbrido que encantaria tanto Thor quanto Tony Stark

O Valhalla é mais do que um carro – é um evento. Não é apenas para os que amam dirigir; é para aqueles que querem fazer parte de algo especial. Ele é brutal, lindo e completamente insano. E se você tiver a sorte de comprar um, faça um favor: use-o. Não deixe este pedaço de engenharia divina acumulando poeira na garagem. Porque se há um carro que merece estar na estrada – ou no Valhalla – é este.
Publicado por Alan Corrêa em Aston Martin dia 12/12/2024

Imagine isso: um rugido ensurdecedor, o cheiro de pneus queimando e um grito ensurdecedor vindo do motor. Não, você não está preso em um filme dos Vingadores. Você está a bordo do Aston Martin Valhalla, o mais novo supercarro da marca britânica que faz até mesmo o mais tranquilo dos motoristas virar um viking furioso.

Pontos Principais:

  • Motor V8 biturbo combinado a três motores elétricos, gerando 1.079 cv.
  • Produção limitada a 999 unidades, com seis confirmadas para o Brasil.
  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 2,5 segundos e velocidade máxima de 350 km/h.
  • Utiliza tecnologia derivada da Fórmula 1 para aerodinâmica e chassi.

Com 1.079 cavalos de potência (sim, mil e setenta e nove!), um motor V8 biturbo de 4,0 litros e três motores elétricos, o Valhalla é basicamente a versão automotiva de um martelo mágico. É como se os engenheiros da Aston Martin tivessem olhado para a Fórmula 1, depois para o céu, e decidido: “Vamos construir algo que Odin dirigiria.”

Motorização e Sistema Híbrido

O Aston Martin Valhalla é um supercarro híbrido plug-in com motor V8 biturbo e três motores elétricos, entregando 1.079 cv e velocidade máxima de 350 km/h. Apenas 999 unidades serão produzidas.
O Aston Martin Valhalla é um supercarro híbrido plug-in com motor V8 biturbo e três motores elétricos, entregando 1.079 cv e velocidade máxima de 350 km/h. Apenas 999 unidades serão produzidas.

O Valhalla é equipado com um motor V8 biturbo de 4.0 litros, fornecido pela Mercedes-AMG, e três motores elétricos. O V8, posicionado centralmente, oferece 828 cv e adota um virabrequim plano para maior eficiência. Os três motores elétricos acrescentam mais 251 cv, sendo dois no eixo dianteiro e um integrado à transmissão de dupla embreagem.

O sistema híbrido plug-in permite diferentes modos de condução, incluindo o EV, que utiliza apenas os motores elétricos dianteiros, garantindo uma autonomia de até 13 km com velocidade máxima de 140 km/h. A ausência de marcha à ré convencional é compensada pelo uso dos motores elétricos.

A transmissão DCT de 8 velocidades é outra inovação, integrando um diferencial eletrônico traseiro e funções de regeneração de energia. O sistema é otimizado para diferentes modos de condução, ajustando automaticamente o desempenho conforme a necessidade.

Aerodinâmica Ativa

A aerodinâmica ativa do Valhalla ajusta asas dianteira e traseira para equilibrar força descendente e arrasto, melhorando desempenho em curvas, estabilidade em alta velocidade e eficiência em frenagens.
A aerodinâmica ativa do Valhalla ajusta asas dianteira e traseira para equilibrar força descendente e arrasto, melhorando desempenho em curvas, estabilidade em alta velocidade e eficiência em frenagens.

O Valhalla apresenta um sistema de aerodinâmica ativa que gera até 600 kg de força descendente a 240 km/h. Isso é possível por meio de asas móveis na dianteira e na traseira, ajustadas automaticamente conforme o modo de condução selecionado. O veículo também utiliza elementos derivados da Fórmula 1, como o duto de ar no teto para refrigeração.

A traseira do carro conta com asas retráteis que se ajustam para reduzir o arrasto ou aumentar a força descendente conforme a velocidade. Durante frenagens intensas, o sistema aerodinâmico funciona como um freio a ar, contribuindo para maior estabilidade e redução das distâncias de parada.

A aerodinâmica do Valhalla é projetada para proporcionar equilíbrio em altas velocidades e máxima aderência em curvas. Essa abordagem permite que o carro mantenha uma performance consistente em diferentes condições de direção.

Design e Estrutura

Com chassi de fibra de carbono e peso de 1.655 kg, o Valhalla utiliza suspensão pushrod inspirada na Fórmula 1 na dianteira e multlink na traseira, garantindo estabilidade e performance.
Com chassi de fibra de carbono e peso de 1.655 kg, o Valhalla utiliza suspensão pushrod inspirada na Fórmula 1 na dianteira e multlink na traseira, garantindo estabilidade e performance.

O chassi do Valhalla é baseado em um monocoque de fibra de carbono, proporcionando alta rigidez e baixo peso. A carroceria, também em fibra de carbono, pode ser personalizada com acabamentos expostos ou pintados, com opções de lacas brilhantes ou acetinadas.

As portas diédricas facilitam o acesso ao interior, e a superfície esculpida das portas contribui para a aerodinâmica, direcionando o fluxo de ar para os radiadores traseiros. A traseira apresenta um sistema de escape quádruplo com ponteiras superiores e inferiores, otimizando o fluxo de gases e o desempenho térmico.

O design externo equilibra funcionalidade e estética, com um enfoque em eficiência aerodinâmica e personalização. A fibra de carbono visível e o acabamento refinado refletem a atenção aos detalhes técnicos e a exclusividade do modelo.

Interior e Tecnologias

O interior do Valhalla possui bancos fixos de fibra de carbono e painel digital ajustável. Os modos de condução incluem Sport, Sport+, Race e EV, adaptando o desempenho à estrada ou pista.
O interior do Valhalla possui bancos fixos de fibra de carbono e painel digital ajustável. Os modos de condução incluem Sport, Sport+, Race e EV, adaptando o desempenho à estrada ou pista.

O cockpit do Valhalla prioriza o motorista, com um painel minimalista e dois bancos fixos de fibra de carbono. A posição elevada dos pés e a proximidade do solo lembram configurações de carros de corrida.

O painel digital ajustável exibe informações essenciais, adaptando-se conforme o modo de condução. Recursos como câmera de 360º, retrovisor virtual e pedais ajustáveis fazem parte do pacote padrão, enquanto um sistema de som premium da Bowers & Wilkins é opcional.

O interior utiliza materiais reciclados e compósitos, garantindo leveza e resistência. Há ainda múltiplas opções de personalização, desde cores internas até acabamentos em couro e alcântara.

Produção e Comercialização

Seis unidades do Valhalla serão destinadas ao Brasil. A entrega está prevista para 2025, com preços entre R$ 12 milhões e R$ 15 milhões, reforçando seu status exclusivo no mercado nacional.
Seis unidades do Valhalla serão destinadas ao Brasil. A entrega está prevista para 2025, com preços entre R$ 12 milhões e R$ 15 milhões, reforçando seu status exclusivo no mercado nacional.

A produção do Valhalla será limitada a 999 unidades, com início previsto para 2025. A Aston Martin anunciou que os primeiros exemplares brasileiros chegarão no segundo semestre daquele ano. Cada unidade será fabricada com base em especificações detalhadas pelo cliente, que poderá configurar o veículo no site da marca.

O modelo é descrito pela Aston Martin como um marco em sua transição para veículos mais eficientes e eletrificados. Ele inaugura uma nova geração de supercarros da fabricante, alinhada às regulamentações ambientais e demandas do mercado.

O Valhalla faz parte da estratégia de ampliação do portfólio da Aston Martin, que inclui o desenvolvimento de carros esportivos eletrificados. A marca também visa fortalecer sua presença em mercados emergentes, como o Brasil, onde o segmento de luxo e desempenho está em crescimento.

Fonte: PressKit, Motor1 e AstonMartin.