Os SUVs dominaram o mundo. Eles estão em toda parte, ocupam mais espaço nas ruas, custam mais, pesam mais e, na maioria das vezes, são apenas peruas que tomaram anabolizantes. Mas, enquanto todo mundo se rende a essa febre de carro alto, a Audi decidiu nadar contra a maré e lançar um carro para quem ainda gosta de dirigir sem parecer que está subindo o Monte Everest a caminho do trabalho.
Pontos Principais:
E assim nasce o novo Audi A6 Avant 2025, um carro que prova que as peruas ainda têm um lugar no mundo real, mesmo que esse lugar seja cada vez menor. Ele não precisa de suspensão gigante para parecer imponente, nem de uma grade frontal do tamanho de um campo de futebol para se destacar. Em vez disso, ele aposta no que sempre fez as peruas serem uma escolha sensata: espaço, tecnologia e um motor que não soa como um liquidificador tentando bater cimento.
Mas o que há de novo? O A6 Avant cresceu, ganhou um interior cheio de telas e inteligência artificial e, ao contrário de muitos carros modernos, ainda tem escapamentos de verdade. Sim, escapamentos reais, que saem do motor e expelem gases, como se espera de um carro a combustão. Nada de ponteiras falsas presas no para-choque para enganar os distraídos. Esse é um carro que ainda acredita na velha escola, mas sem parecer um fóssil sobre rodas.
O novo Audi A6 Avant 2025 tem 4,99 metros de comprimento, um aumento de 60 milímetros em relação à geração anterior. A distância entre-eixos permanece praticamente inalterada, medindo 2,93 metros, enquanto a largura do modelo é de 1,88 metro, sem considerar os retrovisores.
As mudanças estéticas incluem uma grade Singleframe redesenhada, faróis de LED Matrix e para-choques com novas entradas de ar. A traseira mantém o desenho característico da linha Avant, com lanternas de LED conectadas por uma faixa iluminada.
As rodas variam de 18 a 21 polegadas, dependendo da versão. A configuração de entrada vem equipada com rodas de liga leve de 18 polegadas, enquanto as versões superiores podem contar com rodas forjadas de até 21 polegadas.
O interior do Audi A6 Avant 2025 segue o mesmo layout do A5 Avant, trazendo um painel digital de 11,9 polegadas para o motorista e um sistema de infoentretenimento com tela de 14,5 polegadas. Um display adicional de 10,9 polegadas está disponível para o passageiro, dependendo da configuração escolhida.
A cabine recebeu melhorias no isolamento acústico, que foi reforçado em 30% sem aumentar o peso do veículo. As portas e janelas foram vedadas com mais firmeza e há opção de vidros acústicos nas portas traseiras.
O porta-malas tem capacidade para 503 litros com os bancos traseiros na posição normal. Quando rebatidos na configuração 40:20:40, o volume de carga chega a 1.534 litros. A tampa do porta-malas é elétrica de série e pode ser aberta por meio de um sensor de movimento sob o para-choque.
O Audi A6 Avant 2025 chega ao mercado europeu com três opções de motorização a combustão, incluindo versões híbridas leves de 48V. A configuração de entrada tem um motor 2.0 TFSI a gasolina de quatro cilindros, com 201 cv de potência e 34,7 kgfm de torque, acoplado a uma transmissão automática de dupla embreagem S Tronic de sete marchas. A tração é exclusivamente dianteira.
A opção a diesel também usa um motor 2.0 de quatro cilindros, entregando os mesmos 201 cv, mas com torque superior de 40,8 kgfm. Diferente da versão a gasolina, o modelo a diesel pode ser equipado com tração integral Quattro.
Para quem busca mais desempenho, há o motor 3.0 V6 turbo, que entrega 362 cv e 55,9 kgfm de torque. Com essa motorização, a A6 Avant acelera de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos, enquanto a velocidade máxima é limitada a 250 km/h. Os modelos de quatro cilindros têm desempenho inferior, com a versão a gasolina acelerando de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos e o diesel em 7,9 segundos (ou 7 segundos com tração Quattro).
O Audi A6 Avant 2025 utiliza a nova plataforma Premium Platform Combustion (PPC), que substitui a antiga MLB Evo. A suspensão dianteira e traseira usa um sistema de cinco braços, com opção de ajuste esportivo que reduz a altura em 20 mm.
A suspensão pneumática adaptativa está disponível como opcional, permitindo variações no nível da carroceria de acordo com o modo de condução selecionado. No modo dinâmico, a suspensão reduz a altura do carro em 10 mm adicionais para melhorar a estabilidade.
O modelo também pode ser equipado com um diferencial Quattro Sport, que distribui o torque entre as rodas traseiras para otimizar a tração em curvas. Outros recursos incluem direção nas quatro rodas e um sistema de freios com vetorização de torque.
O Audi A6 Avant 2025 será oferecido na Europa em três versões de acabamento:
A nova perua da Audi conta com um conjunto avançado de assistências ao motorista, incluindo piloto automático adaptativo, assistente de permanência em faixa, reconhecimento de placas de trânsito e frenagem autônoma de emergência.
O modelo também vem equipado com sensores e câmeras que auxiliam na condução urbana e em estradas. O pacote opcional inclui sistema de estacionamento automático e câmera 360°.
Um dos diferenciais do A6 Avant é o sistema de iluminação digital, que permite personalizar a assinatura luminosa dos faróis e lanternas traseiras. O conjunto de faróis Matrix LED proporciona melhor visibilidade noturna e evita o ofuscamento de outros motoristas.
O Audi A6 Avant 2025 será produzido na fábrica de Neckarsulm, na Alemanha. As vendas na Europa começam em abril de 2025, com preços a partir de € 52.510 para a versão de entrada Sport. A configuração S Line custa € 55.310, enquanto a Edition 1 parte de € 60.210.
A versão a diesel com tração integral Quattro tem preços a partir de € 56.780, chegando a € 64.480 na versão topo de linha. Os valores podem variar de acordo com os opcionais escolhidos.
Ainda não há confirmação sobre a chegada do modelo ao Brasil, mas caso seja importado, o A6 Avant deve ter um posicionamento semelhante ao da geração anterior, competindo com modelos como Mercedes-Benz Classe E Estate e BMW Série 5 Touring.