Audi vai fazer parte das equipes F1 em 2026

A F1 está dando um passo no desenvolvimento dos carros elétricos e a Audi ficou interessada nisso, em 2026 a marca confirmou a entrada na Fórmula 1.
Publicado por Alan Corrêa em Notícias dia 27/08/2022

A F1 está dando um passo no desenvolvimento dos carros elétricos e a Audi ficou interessada nisso, em 2026 a marca confirmou a entrada na Fórmula 1.

A empresa do Grupo Volkswagen anunciou que a decisão foi tomada após mudanças no regulamento da Fórmula 1 para as próximas gerações de motores.

A partir de 2026, as unidades de potência deverão ser formadas por um motor elétrico, bateria, unidade de comando eletrônico e um motor à combustão, mudando consideravelmente em comparação aos atuais sistemas da Fórmula 1. O motor elétrico será quase tão potente quanto o motor a combustão, que tem uma potência de cerca de 400 kW. Os motores turbo de 1,6 litro altamente eficientes funcionam com combustível sustentável avançado – também um pré-requisito para a entrada da Audi na competição.

Audi confirma entrada na Fórmula 1 em 2026

Decisão é tomada após mudanças no regulamento da Fórmula 1 para as próximas gerações de motores
Decisão é tomada após mudanças no regulamento da Fórmula 1 para as próximas gerações de motores

A Audi estará na Fórmula 1 a partir de 2026. A marca de luxo competirá com uma unidade de potência especialmente desenvolvida para a competição máxima do automobilismo. O projeto será baseado nas instalações da Audi Sport em Neuburg, perto de Ingolstadt. Esta é a primeira vez em mais de uma década que uma unidade de potência da Fórmula 1 será construída na Alemanha.

A Audi anunciou sua entrada em uma coletiva de imprensa no Grande Prêmio da Bélgica de Fórmula 1, em Spa-Francorchamps. No evento, Markus Duesmann, Presidente da AUDI AG, e Oliver Hoffmann, Membro do Conselho de Administração para Desenvolvimento Técnico, responderam a perguntas na companhia do Presidente e CEO da Fórmula 1, Stefano Domenicali, e Mohammed ben Sulayem, Presidente da Federação Internacional do Automobilismo (FIA).

FIA exigirá o uso de combustíveis sintéticos sustentáveis e o aumento da participação elétrica da unidade de potência em até 50%
FIA exigirá o uso de combustíveis sintéticos sustentáveis e o aumento da participação elétrica da unidade de potência em até 50%

“O automobilismo é parte integrante do DNA da Audi”, diz Markus Duesmann. “A Fórmula 1 é um palco global para nossa marca e um laboratório de desenvolvimento altamente desafiador. A combinação de alto desempenho e competição é sempre um motor de inovação e transferência de tecnologia em nossa indústria. Com as novas regras, agora é o momento certo para nos envolvermos. Afinal, a Fórmula 1 e a Audi buscam objetivos claros de sustentabilidade”.

A mudança de chave para se envolver na competição máxima do automobiulismo integra a estratégia de sustentabilidade e eficiência da marca. As novas regras técnicas, que serão aplicadas a partir de 2026, focam em maior eletrificação e combustível sustentável. Além do limite de custos existente para as equipes, um limite de custos para os fabricantes de unidades de potência será introduzido em 2023. Além disso, a Fórmula 1 estabeleceu a meta ambiciosa de ser uma competição neutra em carbono até 2030.

Transformação da Fórmula 1

Nova unidade de potência será desenvolvida na planta de Neuburg, nas instalações da Audi Sport
Nova unidade de potência será desenvolvida na planta de Neuburg, nas instalações da Audi Sport

Oliver Hoffmann, Membro do Conselho de Desenvolvimento Técnico, afirma: “Em vista dos grandes saltos tecnológicos que a competição está dando em direção à sustentabilidade em 2026, podemos falar de uma nova Fórmula 1. A Fórmula 1 está se transformando e a Audi quer ativamente apoiar esta jornada. Uma estreita ligação entre o nosso projeto de Fórmula 1 e o departamento de Desenvolvimento Técnico da AUDI AG permitirá diversas sinergias.”

Popularidade

A Audi estará na Fórmula 1 a partir de 2026
A Audi estará na Fórmula 1 a partir de 2026

Reconhecido globalmente, altamente emocional e tecnologicamente avançado: é assim que a Fórmula 1 atendeu aos requisitos da Audi. A competição máxima do automobilismo realiza corridas em todos os mercados relevantes da marca. Como uma plataforma espetacular para os carros de corrida eletrificados mais exigentes do mundo, é de particular interesse para os fabricantes de automóveis. A Audi está assumindo o desafio de provar sua “Vorsprung durch Technik” neste ambiente competitivo.

O grande interesse pela Fórmula 1 é global e a série de corridas é um dos eventos esportivos de maior alcance do mundo. Em 2021, mais de 1,5 bilhão de telespectadores assistiram às corridas. A Fórmula 1 é popular em mercados importantes, como China e EUA, e a tendência continua a aumentar – mesmo entre os grupos mais jovens. Nas mídias sociais, a Fórmula 1 agora está experimentando as maiores taxas de crescimento entre os esportes mais populares do mundo.

Desenvolvimento da unidade de potência em Neuburg

A marca de luxo competirá com uma unidade de potência especialmente desenvolvida para a competição máxima do automobilismo
A marca de luxo competirá com uma unidade de potência especialmente desenvolvida para a competição máxima do automobilismo

A unidade de potência será construída no centro de competência de última geração da Audi Sport Motorsport em Neuburg, não muito longe da sede da empresa AUDI AG em Ingolstadt. “Para o desenvolvimento e fabricação do trem de força da Fórmula 1, vamos nos basear na valiosa experiência de nossos funcionários do automobilismo, continuar investindo em nosso centro de automobilismo e também recrutar profissionais altamente especializados”, disse o diretor administrativo da Audi Sport, Julius Seebach, que organizou a entrada na Fórmula 1 como parte do realinhamento do automobilismo da Audi.

‘Em Neuburg já existem bancadas de teste para testes de motores de F1, bem como para testes de motores elétricos e baterias. Os preparativos adicionais necessários estão sendo feitos em termos de pessoas, edifícios e infraestrutura técnica, com tudo o que é essencial para estar pronto até o final do ano. Uma empresa separada foi fundada recentemente para o projeto da unidade de potência como uma subsidiária integral da Audi Sport. Adam Baker assumirá a gestão da empresa.

A marca de luxo competirá com uma unidade de potência especialmente desenvolvida para a competição máxima do automobilismo
A marca de luxo competirá com uma unidade de potência especialmente desenvolvida para a competição máxima do automobilismo

Decisão da Fórmula 1 com foco em Motorsport A Audi Sport está reunindo seus pontos fortes para o projeto de Fórmula 1 e, como consequência, está descontinuando seu projeto LMDh. A divisão de automobilismo havia suspendido recentemente o desenvolvimento do carro esportivo para corridas de resistência. Juntamente com as corridas de clientes, a Audi Sport continuará seu projeto de inovação com o RS-Q e-tron no Rally Dakar. No próximo ano, o objetivo da Audi é a vitória geral no deserto.

Seja no Campeonato Mundial de Rally, Campeonato Mundial de Carros Esportivos, automobilismo americano, DTM, Le Mans ou Fórmula E – a Audi Sport estabeleceu padrões em muitas categorias com vários títulos. “A Fórmula 1 é o próximo grande marco na história do automobilismo da Audi”, diz Julius Seebach.

Rolf Michl sucede a Julius Seebach

O projeto será baseado nas instalações da Audi Sport em Neuburg, perto de Ingolstadt. Esta é a primeira vez em mais de uma década que uma unidade de potência da Fórmula 1 será construída na Alemanha
O projeto será baseado nas instalações da Audi Sport em Neuburg, perto de Ingolstadt. Esta é a primeira vez em mais de uma década que uma unidade de potência da Fórmula 1 será construída na Alemanha

A entrada da Audi na Fórmula 1 marca a conclusão de sua reestruturação no automobilismo, mas também o encerramento de um período de um intenso trabalho na Audi Sport GmbH. O diretor geral Julius Seebach ingressará na AUDI AG em 1º de setembro de 2022 e assumirá uma nova área de negócios estratégicos em Desenvolvimento Técnico, reportando-se diretamente ao Conselho Executivo.

Hoffmann, que em seu papel como membro do Conselho Executivo também atua como Presidente do Conselho Consultivo da Audi Sport GmbH, agradece Seebach por seu desempenho: “Julius representa visão estratégica, ação consistente e resultados sustentáveis em tempos desafiadores.” Sob sua liderança, a Audi Sport GmbH alcançou repetidamente números recordes de vendas e lucros. As vendas dobraram com a ofensiva do modelo RS e o RS e-tron GT foi lançado com sucesso no mercado.

A Fórmula 1 estabeleceu a meta ambiciosa de ser uma competição neutra em carbono até 2030
A Fórmula 1 estabeleceu a meta ambiciosa de ser uma competição neutra em carbono até 2030

Em 2020, Seebach também assumiu a responsabilidade pelo automobilismo na Audi e o preparou para o futuro. Sob sua liderança, o carro de corrida mais complexo da história da Audi foi desenvolvido em tempo recorde: o RS Q e-tron para o Rally Dakar. Após estreia bem-sucedida com quatro vitórias no Rally Dakar em janeiro, o Audi RS Q e-tron alcançou sua primeira vitória geral em Abu Dhabi em março – o primeiro triunfo de um carro com motor elétrico em um rali do deserto. Entrar na Fórmula 1 é a conclusão bem-sucedida de seu trabalho.

*Com informações da Audi.