Poucas montadoras ao redor do mundo podem se dar ao luxo de conseguir fabricar veículos com completa excelência em toda sua linha de montagem. Menos ainda as que conseguem produzir um veículo 100% em seu território de origem e gastar cerca de 400 horas na produção manual de um único veículo.
São por ações e cuidados como estes que as marcas inglesas no geral se diferenciam das demais neste ramo, em especial a famosa fabricante Bentley da cidade de Crewe. Em um de seus últimos lançamentos, a nova geração do Mulsanne (veículo de topo da marca) chega com toques de luxo e esportividade que quase nenhuma outra marca ao redor do globo conseguiria aplicar a seus veículos com tamanha perfeição e sofisticação.
Se a Bentley hoje possui uma incrível fama com veículos grandes, potentes, luxuosos e espaçosos, com toda a certeza a chegada do Mulsanne foi de suma importância para a imposição de tais atribuições aos veículos da marca que perpetuam até os dias atuais.
Lançado em 1980 para competir principalmente com os veículos da Rolls Royce, o Mulsanne rapidamente chamou atenção por sua composição luxuosa e com um design belíssimo que arranca suspiros até os dias atuais.
Mas não foi apenas em sua tecnologia em que o modelo da Bentley chamou atenção, mas também em seus aspectos de motorização. Por se tratar de um veículo de praticamente 2 toneladas, era necessário um motor muito potente para conseguir compensar tamanho peso do veículo, e foi assim que nasceu um motor V8 de mais de 500 cavalos com câmbio de 8 marchas mais tração traseira que fizeram do Mulsanne uma verdadeira máquina ao fazer o mesmo atingir 296 km/h e 0-100 km/h em apenas 5,3 segundos. Em 1992, o Bentley Mulsanne foi descontinuado.
17 anos após a aposentadoria do Mulsanne, a Bentley apresenta a nova geração do veículo ao público no Salão de Frankfurt de 2009 com um motor 6.7 V8 bi-turbo e câmbio de 8 marchas, sendo que o primeiro modelo foi vendido por cerca de 550 mil dólares.
Agora em 2019, o modelo chega mais moderno e tecnológico para continuar seu legado e fazer bonito perante aos seu eterno rival Rolls Royce. Seu design exterior no geral foi remodelado, ganhando uma nova grade frontal em aço inoxidável e linhas mais modernas, enquanto seu interior continua a ter os detalhes em couro da maior qualidade, madeira, painel único, sistema de conectividade entre os melhores do mundo além de uma grande combinação de 24 cores diferentes no exterior e 4 de interior.
Com todo este luxo, o motor não poderia ficar de lado. O Muslanne vem acompanhado de seu tradicional motor 6.75 Bi-Turbo V8 que consegue fazer o veículo alcançar incríveis 296 km/h e realizar um 0-100 km/h em apenas 5,1 segundos, um número realmente muito expressivo para um veículo em que a proposta principal é o luxo e que pesa mais de duas toneladas.
Já deu para perceber que o Bentley Muslanne além de um veículo de muito luxo ainda conta com uma motorização agressiva o suficiente para deixar muitos esportivos com inveja, certo?
Mas se você acha que ainda cabe um pouco a mais neste veículo, a Bentley também pensou o mesmo e lançou a versão Speed do Muslanne com uma motorização mais apimentada e alguns detalhes extras em seu design para se diferenciar do modelo convencional.
Um acabamento mais escurecido, rodas em liga aro 21 feitas a mão, lâmpadas frontais e traseiras escurecidas além dos pedais esportivos perfurados e do cinto de segurança com detalhes em fibra de carbono fazem parte dos diferenciais de design do veículo.
Mas a parte mais interessante da versão Speed só se torna realmente perceptível ao se acelerar o veículo. A litragem do motor permanece a mesma, porém com algumas modificações o veículo consegue assim aumentar sua velocidade máxima de 296 km/h para 305 km/h e reduzir seu tempo de 0-100 km/h de 5,1 para 4,9 segundos.
Se você acredita que a motorização do Muslanne está mais do que suficiente, mas mesmo assim acredita que o veículo deveria ter um espaço a mais e possuir um maior porte, fique tranquilo pois a Bentley também te ouviu!
Foi com esta proposta de dar um conforto maior ainda para o passageiro que os ingleses lançaram a versão “Extended Wheelbase” (Entre-eixos estendidos), que conta com 25 cm de distância a mais de Entre-eixos justamente presando o conforto dos passageiros que viajam nos bancos de trás.
Além de possuir um espaço maior atrás, a configuração dos bancos no estilo 2+2 ainda contam com um console feito de metal, vidro e couro entre os dois assentos para que o passageiro possa ir configurando o veículo conforme queira, além da mesa dobrável e das cortinas elétricas de série.
Mesmo com tanto luxo, o desempenho continua praticamente inalterado, sendo que a única modificação fica que o tempo de 0-100 ganha um acréscimo de 0,2 segundos.