Veículos com tecnologia de célula de combustível de hidrogênio já são uma realidade, tal tecnologia permite que o veículo seja completamente livre de emissões, gerando vapor d’água pelo escapamento. Esse é um projeto global do BMW Group com a missão de garantir o futuro da mobilidade sustentável.
Os testes estão sendo realizados em veículos próximos ao estágio final de desenvolvimento, ou seja, unidades de pré-produção. O BMW i Hydrogen Next será o primeiro modelo que utilizará o hidrogênio como combustível primário, seu lançamento comercial deve acontecer até o fim de 2022.
A BMW havia anunciado sua intenção de lançar um veículo a hidrogênio em setembro de 2019, e agora no dia 16 de junho de 2021 a marca premium alemã anunciou que uma frota de protótipos já está embarcando em testes de rodagem simulando as condições da vida real pelas ruas e estradas da Europa.
Os protótipos BMW i Hydrogen NEXT servirá de teste para avaliar o desempenho do trem de força elétrico, chassis e sistemas eletrônicos. A avaliação envolve rodagem em condições cotidianas das ruas e estradas europeias, simulando condições da vida real para observar todas as possibilidades a serem enfrentadas no momento em que essa tecnologia chegar aos produtos finais da marca.
O sistema propulsor do i Hydrogen NEXT será baseado na solução usada pelo iX3, e a mesma que em breve aparecerá no BMW iX e BMW i4. A potência do motor elétrico terá um impulso a mais de energia que será gerada durante a reação química entre o hidrogênio e o oxigênio presente no ar. A potência combinada chega a 275 kW (374 cv), o que corresponde à força do atual turbo seis cilindros do X5.
A tecnologia de célula de combustível de hidrogênio tem potencial de longo prazo para complementar os motores de combustão interna, sistemas híbridos plug-in e veículos elétricos a bateria, dentro da estratégia de diversificação do BMW Group.
“A tecnologia de célula de combustível de hidrogênio pode ser uma opção atraente para trens de força sustentáveis - especialmente em classes de veículos maiores”, afirma Frank Weber, membro do Board da BMW AG. “É por isso que o teste de estrada de veículos em estágio final, próximos de serem produzidos, com um trem de acionamento de célula de combustível de hidrogênio, é um marco importante em nossos esforços de pesquisa e desenvolvimento”, completa o executivo.
O recém-lançado programa de testes servirá como porta de entrada para o BMW Group apresentar outros modelos providos dessa tecnologia.
O BMW i Hydrogen Next é um veículo puramente elétrico, que utiliza o hidrogênio como combustível primário que, por sua vez, é convertido em energia elétrica dentro de uma célula de combustível.
O sistema de propulsão completo do BMW i Hydrogen NEXT combina a tecnologia de célula de combustível de hidrogênio com a tecnologia BMW eDrive de quinta geração. A energia é gerada na célula a combustível como resultado de uma reação química entre o hidrogênio transportado pelo veículo e o oxigênio do ar.
A energia armazenada em uma bateria de buffer de desempenho também é usada para manobras de aceleração dinâmica e pequenas explosões de velocidade para ultrapassagens, e esse desempenho é gerado de uma forma particularmente eficiente durante a direção, recuperando a energia das fases de desaceleração e de frenagem.
O hidrogênio necessário para abastecer a célula a combustível é armazenado em dois tanques de 700 bar feitos de resina reforçada com fibra de carbono (CFRP), que juntos suportam até 6kg de hidrogênio. Sua reação é precisamente controlada com o oxigênio na célula de combustível e gera eletricidade. Como resultado, o que sai do escapamento dos modelos é nada mais que vapor d’água.
E assim como um tanque de combustível convencional o tanque de hidrogênio do BMW i Hydrogen NEXT pode ser abastecido entre três e quatro minutos, garantindo uma autonomia de várias centenas de quilômetros em todas as condições climáticas.
Fonte: Webmotors e JornalDoCarro.