BMW iX5 Hydrogen: passa em teste extremo nos Emirados Árabes

A marca lançou sua frota piloto de veículos movidos a hidrogênio, o BMW iX5 Hydrogen, em fevereiro deste ano, e eles estão provando seu valor sob o sol escaldante do deserto, com temperaturas que chegam a 45°C. Mas esses carros não estão apenas resistindo - eles estão dominando.
Publicado em Notícias dia 20/09/2023 por Alan Corrêa

No coração dos desertos escaldantes dos Emirados Árabes Unidos, o futuro da mobilidade sustentável está sendo forjado com fogo. No mês passado, tive o privilégio de testemunhar em primeira mão os veículos da frota piloto BMW iX5 Hydrogen enfrentando condições climáticas extremas, e o resultado é impressionante.

A marca lançou sua frota piloto de veículos movidos a hidrogênio, o BMW iX5 Hydrogen, em fevereiro deste ano, e eles estão provando seu valor sob o sol escaldante do deserto, com temperaturas que chegam a 45°C. Mas esses carros não estão apenas resistindo – eles estão dominando.

O segredo por trás desse sucesso é o sistema de célula de combustível altamente eficiente, juntamente com os dois tanques de hidrogênio, o motor elétrico e a bateria de alta potência, todos coordenados pelo controlador central do veículo. Essa combinação oferece um desempenho notável mesmo sob condições extremas.

O time de desenvolvimento baseado em Munique conduziu uma série de testes para avaliar tanto a funcionalidade dos sistemas elétricos sob condições extremas quanto a capacidade de resfriamento para manter o desempenho do veículo. Os resultados foram além das expectativas, com o veículo mantendo as características de dirigibilidade pelas quais a BMW é conhecida.

O carro movido a hidrogênio está atualmente em ação em diversas partes do mundo, incluindo Europa, Japão, Coreia, China, EUA e, é claro, o Oriente Médio. O objetivo é demonstrar a utilidade diária dos veículos movidos a hidrogênio e, além disso, adquirir conhecimentos valiosos para o desenvolvimento de um possível modelo de produção em série.

Mas a BMW não está apenas testando carros; eles também estão investindo em infraestrutura. A empresa está colaborando no desenvolvimento de uma infraestrutura de abastecimento de hidrogênio compatível com a tecnologia de abastecimento de 700 bars, adequada para uma ampla gama de veículos, desde carros de passeio até veículos comerciais pesados.

O carro combina a capacidade de percorrer longas distâncias com paradas rápidas para reabastecimento, enquanto oferece uma experiência de condução localmente livre de emissões. Com a infraestrutura adequada, a tecnologia de células de combustível de hidrogênio tem o potencial de se tornar um pilar importante do portfólio de sistemas de acionamento futuro do BMW Group.

Como parte de sua transformação contínua, o BMW Group adotou uma abordagem “tecnologicamente aberta” para os sistemas de acionamento. Essa flexibilidade permite que a empresa se adapte às diferentes necessidades dos clientes, padrões de infraestrutura e regulamentações regionais em todo o mundo.

O SUV é equipado com um sistema de célula de combustível que gera uma potência de saída de 125 kW (170 cv) e utiliza a tecnologia de quinta geração BMW eDrive, que integra o motor elétrico, a transmissão e a eletrônica de potência em uma única unidade compacta. A potência total do sistema de acionamento é de 295 kW (401 cv). O hidrogênio necessário para alimentar a célula de combustível é armazenado em dois tanques de 700 bars feitos de plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP), com capacidade total de cerca de seis quilogramas de hidrogênio. Isso proporciona ao BMW iX5 Hydrogen uma autonomia de 504 km no ciclo WLTP.

Enquanto o sol se põe no horizonte dourado dos Emirados Árabes Unidos, o BMW iX5 Hydrogen continua a brilhar como um exemplo impressionante de como a inovação e a tecnologia podem se unir para criar um futuro mais limpo e sustentável para a mobilidade. O deserto árabe pode ser implacável, mas o BMW iX5 Hydrogen está provando que é um ambiente de testes perfeito para o carro do futuro.