BMW M2 quebra recorde no Nordschleife: Uma Jornada de Precisão e Determinação
O novo BMW M2 chegou ao Brasil com um conjunto de características impressionantes, projetado para proporcionar uma experiência de condução emocionante e purista. Com um design marcante e esportivo, este modelo oferece uma combinação de potência, tecnologia e conforto.
Em um ensolarado, porém gélido domingo de abril, a equipe de elite da BMW M reuniu-se para um evento histórico no lendário Nordschleife, o icônico circuito que se tornou um verdadeiro templo do esporte automobilístico. Meses de preparação meticulosa, planejamento logístico, ajustes nos veículos e pneus, além de uma equipe altamente especializada, convergiram para este momento.
O BMW M2, pilotado por Jörg Weidinger, estava preparado para enfrentar o desafio que poucos ousariam encarar: quebrar um recorde no Nordschleife.
A importância do Nordschleife como um campo de testes para a indústria automobilística é indiscutível. Qualquer carro que se revele rápido nesta pista desafiadora está destinado a brilhar em qualquer outro circuito. E é exatamente isso que a equipe da BMW M almejava alcançar neste dia.
Jörg Weidinger, o engenheiro de desenvolvimento encarregado da afinação dos modelos BMW M, liderava um grupo de sete colegas altamente qualificados. Uma equipe de pits dedicada cuidava dos ajustes finos nos veículos e pneus, enquanto três diretores técnicos supervisionavam o escrutínio técnico dos veículos e coordenavam as voltas em busca do recorde. Nada era deixado ao acaso.
Um ensolarado domingo de abril testemunhou a BMW M quebrando recordes no lendário Nordschleife, com seu modelo BMW M2.
Este não era apenas um desafio interno da BMW M. Era um registro oficial, um teste de velocidade e precisão que contava com a presença de um Engenheiro do TÜV (Associação de Certificação Técnica Alemã) e um notário. Sua tarefa era garantir que o veículo não tivesse sido modificado e que todos os componentes utilizados estavam disponíveis para qualquer cliente em uma concessionária BMW M. O notário estava lá para dar fé do processo de cronometragem e garantir que tudo fosse realizado com absoluta transparência.
As condições climáticas desempenhavam um papel crucial neste desafio. O clima ideal era de cerca de 7°C, o que permitiria o desempenho máximo do motor BMW M TwinPower Turbo. Além disso, era necessário esperar até que os aquecedores de pneus elevassem a temperatura da superfície dos pneus a incríveis 70°C. Tudo estava alinhado para o momento crucial.
À medida que os quatro membros da equipe de pits levantavam os braços, sinalizando que as quatro rodas do BMW M2 tocavam o asfalto, a tensão no ar era palpável. A jornada rumo ao recorde havia começado oficialmente.
O primeiro passo era uma volta de aquecimento ao meio-dia. Essa volta servia para que o piloto, Jörg Weidinger, se adaptasse ao veículo e às condições da pista. No final da volta, a pressão dos pneus poderia ser ajustada, uma etapa crítica para o desempenho ideal.
Meses de planejamento meticuloso e preparação foram necessários antes do grande dia no Nordschleife, com ênfase na logística, ajustes nos veículos e pneus.
Para alcançar um recorde, experiência e sensibilidade eram essenciais. O ensaio já era um sucesso, com Jörg Weidinger acreditando que já havia superado o recorde anterior. No entanto, a busca pela perfeição ainda não havia terminado.
De volta aos pits, a equipe instalava novos pneus e verificava a pressão. Era o momento crucial. Jörg Weidinger saía novamente para a pista, determinado a manter a concentração ao longo de todo o percurso. A harmonia entre o piloto, a equipe e a máquina era o segredo do sucesso. Qualquer falha, por menor que fosse, poderia custar-lhes o recorde tão almejado.
Após cruzar a linha de chegada, uma volta de resfriamento era necessária para dissipar gradualmente o calor do motor e dos freios. Todos os olhares estavam ansiosos pelo resultado. Jörg Weidinger saía do BMW M2 e perguntava: “Será que conseguimos?” Um pequeno grupo se reunia ao seu redor e ao de Klaus Huber, o Encarregado de Dinâmica de Condução da BMW M. Todos queriam saber o resultado. Huber anunciou o tempo e todos sorriram. Jörg Weidinger deu um pequeno salto de alegria. Eles haviam alcançado o objetivo – a BMW M havia conquistado um novo recorde.
Neste dia, no Nordschleife, a precisão, a determinação e a paixão pela excelência automobilística se uniram para criar um momento histórico. A BMW M, mais uma vez, mostrou ao mundo por que é líder no desenvolvimento de automóveis de alto desempenho. Seu compromisso com a inovação, a qualidade e a busca incessante pela perfeição é evidente neste recorde impressionante. Parabéns à equipe BMW M por sua conquista notável, uma jornada que ficará para sempre registrada nos anais do automobilismo.
Ficha Técnica do BMW M2 3.0 2024
O desempenho do BMW M2 3.0 é impressionante, atingindo uma velocidade máxima de 290 km/h e uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 4,1 segundos.
Geral
Ano: 2024
Propulsão: Combustão
Combustível: Gasolina
Procedência: Importado
Configuração: Cupê
Porte: Médio
Lugares: 4
Portas: 2
Geração: 2
Plataforma: Não especificado
Série: G87
Motor
Instalação: Dianteiro
Disposição: Longitudinal
Cilindros: 6 em linha
Cilindrada unitária: 499 cm³
Válvulas por cilindro: 4
Razão de compressão: 9,3:1
Deslocamento: 2993 cm³
Código do motor: S58D30
Peso/potência: 3,75 kg/cv
Peso/torque: 30,7 kg/kgfm
Aspiração: Turbocompressor
Alimentação: Injeção direta
Comando de válvulas: Duplo no cabeçote
Variação do comando: Admissão e escape
Acionamento comando: Corrente
Diâmetro do cilindro: 84 mm
Curso do pistão: 90 mm
Potência máxima: 460 cv a 6250 rpm
Torque máximo: 56,1 kgfm a 2650 rpm
Torque específico: 18,7 kgfm/litro
Potência específica: 153,7 cv/litro
Transmissão
Tração: Traseira
Câmbio: Automático de 8 marchas
Acoplamento: Conversor de torque
Equipado com uma transmissão automática de 8 marchas, o BMW M2 3.0 oferece trocas suaves e precisas em todas as situações de direção.
Suspensão
Dianteira: Independente, McPherson
Elemento elástico: Mola helicoidal
Traseira: Independente, multibraço
Elemento elástico: Mola helicoidal
Freios
Dianteiros: Disco ventilado
Traseiros: Disco ventilado
Direção
Assistência: Elétrica
Diâmetro de giro: 11,9 m
Pneus
Dianteiros: 275/35 R19
Altura do flanco: 96 mm
Traseiros: 285/30 R20
Altura do flanco: 86 mm
Estepe: Não especificado
Dimensões
Comprimento: 4580 mm
Distância entre-eixos: 2747 mm
Bitola dianteira: 1617 mm
Porta-malas: 390 litros
Peso: 1725 kg
Reboque sem freio: Não especificado
Ângulo de entrada: Não especificado
Ângulo central: Não especificado
Inclinação lateral máx.: Não especificado
Altura mínima do solo: 123 mm
Largura: 1887 mm
Altura: 1403 mm
Bitola traseira: 1605 mm
Tanque de combustível: 52 litros
Carga útil: 430 kg
Reboque com freio: Não especificado
Ângulo de saída: Não especificado
Com 4580 mm de comprimento, 1887 mm de largura, 1403 mm de altura e um peso de 1725 kg, o BMW M2 3.0 oferece proporções esportivas e uma presença imponente na estrada.
Desempenho
Velocidade máxima: 290 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 4,1 s
Consumo
Urbano: 7,5 km/l
Rodoviário: 9,2 km/l
Autonomia
Urbana: 390 km
Rodoviária: 478 km
Equipamentos do BMW M2 3.0 2024
Equipado com uma ampla gama de recursos de segurança, o BMW M2 3.0 oferece proteção avançada para motoristas e passageiros em todas as condições de direção.
Segurança
Freios ABS
Airbags frontais
Airbags laterais
Airbags de cortina
Alarme antifurto perimétrico
Alarme antifurto volumétrico
Câmera traseira para manobras
Câmeras para visão de 360 graus
Cintos de três pontos para todos os ocupantes
Encosto de cabeça para todos os ocupantes
Controle de estabilidade
Controle de tração
Faróis de LED
Faróis com refletores duplos
Faróis com regulagem de altura
Luz traseira de neblina
Repetidores laterais das luzes de direção
Travamento central das portas
Luz de condução diurna
Desembaçador do vidro traseiro
ISOFIX para fixação de cadeira infantil
Alerta de colisão frontal
Alerta de tráfego cruzado traseiro
Monitoramento de pressão dos pneus
Assistente de partida em rampa
Sensores de estacionamento dianteiro
Sensores de estacionamento traseiro
Indicador de fadiga
Assistente de farol alto
Alerta de ponto cego
Alerta de mudança de faixa
Assistente de permanência em faixa
Frenagem automática de emergência
Chamada de assistência de emergência
Assistência na recuperação veicular
Vetorização de torque
Conforto
Ar-condicionado
Ar-condicionado automático
Zonas de ar-condicionado: 3
Ar quente
Saída de ar para o banco traseiro
Direção assistida
Banco do motorista com ajuste de altura
Apoio de braço para o motorista
Apoio de braço central no banco traseiro
Câmbio automático
Assistente de estacionamento semiautomático
Ajuste do volante em altura
Ajuste do volante em profundidade
Cintos de segurança com ajuste de altura
Bancos revestidos em couro
Banco do motorista com ajuste elétrico
Banco do passageiro com ajuste elétrico
Controle automático de velocidade
Controle de velocidade adaptativo
Limitador de velocidade
Controle elétrico dos vidros dianteiros
Controle elétrico dos vidros traseiros
Faróis com acendimento automático
Limpador de para-brisa automático
Ajuste elétrico dos retrovisores
Retrovisores rebatíveis eletricamente
Retrovisor interno fotocrômico
Rodas de liga leve
Teto solar elétrico
Troca de marchas no volante
Banco traseiro bipartido
Banco traseiro rebatível
Destravamento remoto do porta-malas
Luz no porta-malas
Luz no porta-luvas
Luz de teto traseira
Comando interno da tampa de abastecimento
Chave presencial
Sistema start-stop
Recuperação de energia cinética
Controle eletrônico de amortecimento
Controle de largada
Acionamento remoto do motor
Freio de estacionamento elétrico
Auto Hold
Tampa traseira motorizada
Alças de segurança no teto
Capô sustentado por mola a gás
Infoentretenimento
Rádio
Conexão USB
Conexão Bluetooth
Navegador GPS
Volante multifuncional
Computador de bordo
Conta-giros
Termômetro do líquido de arrefecimento
Indicador de temperatura externa
Espelhamento da tela do celular
Carregador de celular por indução
Serviço de concierge
Informação de trânsito em tempo real
Reconhecimento de placas de trânsito
Sistema de som premium Harman Kardon
Head-up display
Comandos ao veículo através de aplicativo
Informações do veículo através de aplicativo
Visão remota do veículo através de aplicativo
Preço aproximado
O design elegante e esportivo do BMW M2 3.0 combina linhas aerodinâmicas e detalhes agressivos para uma presença marcante na estrada.
O preço aproximado deste veículo varia dependendo do estado do veículo e quilometragem, ficando em aproximadamente R$ 620.950. É importante analisar cuidadosamente o estado do carro antes de comprar.