Brasil ganha primeiro centro de restauração de veículos pela própria fabricante

No exterior, mais especificamente na Europa, já existem muitas outras oficinas de restauração mantidas pela própria fábrica. Alguns exemplos são a Jaguar Land Rover Classic e a Aston Martin Works (ambas na Inglaterra), o BMW Classic Center (na Alemanha), o Ferrari Classiche e o Lamborghini PoloStorico (na Itália) e os famosos Porsche Classic e Mercedes-Benz Classic Center (que têm oficinas na Alemanha e nos EUA).
Publicado em Notícias dia 12/05/2021 por Alan Corrêa

A Jaguar Land Rover inaugurou a primeira fábrica de restauração para seus modelos clássicos. Qualquer modelo é bem-vindo, independentemente do estado de conservação e do ano de fabricação.

A clínica, como é chamada, fica em Itatiaia, no Rio de Janeiro. É a primeira vez que um fabricante de veículos monta no Brasil uma oficina deste tipo.

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Os atendimentos no novo centro de restauração foram iniciados esse mês. O processo de preservação de cada carro é feito minuciosamente, primeiro o cliente conta sua história e as preferências na restauração. Assim a equipe da Jaguar Land Rover pode entender todas as particularidades do carro.

Após a restauração o veículo passa por teste de prova d’água e inspeções de superfície e de pintura, os mesmos cuidados que os carros 0km tem. Além disso, recebem ainda uma plaquinha atestando que foi reformado dentro da fábrica.

O centro de restauração tem capacidade para atender a até 12 carros simultaneamente. Há seis baias para desmontagem e remontagem de veículos, e uma cabine de pintura com qualidade industrial.

Quanto aos preços, eles variam de caso a caso, e a empresa ainda oferece aos interessados uma visita guiada à fábrica, incluindo as novas instalações da Clínica de Restauração.

Entretanto, até agora, o foco da marca tem sido no seu famoso modelo Defender, que está cada vez mais valorizado. O modelo foi vendido por aqui entre 1996 e 2011.

Quando o novo Defender carregado de luxo e tecnologia foi apresentado no Salão de Frankfurt de 2019, muitos fãs do modelo original acharam inviável o preço de mais de R$ 500 mil, então a restauração pode ser uma solução. Com certeza o valor sai mais em conta do que um Defender zero quilômetro.

No exterior, mais especificamente na Europa, já existem muitas outras oficinas de restauração mantidas pela própria fábrica. Alguns exemplos são a Jaguar Land Rover Classic e a Aston Martin Works (ambas na Inglaterra), o BMW Classic Center (na Alemanha), o Ferrari Classiche e o Lamborghini PoloStorico (na Itália) e os famosos Porsche Classic e Mercedes-Benz Classic Center (que têm oficinas na Alemanha e nos EUA).

Para se ter uma noção, a Jaguar Land Rover Classic em 2016 comprou e restaurou 25 exemplares do modelo Série I, deixando-os em perfeito estado. A restauração foi feita na própria fábrica de Coventry, onde os Land Rover Série I foram produzidos entre 1948 e 1958. Quando postos à venda, todos foram rapidamente vendidos, por preços superiores a US$ 88 mil (o equivalente a R$ 460 mil).