A Fang Cheng Bao (FCB), submarca da BYD especializada em SUVs com foco off-road, prepara o lançamento do Bao 3, um modelo elétrico que deverá chegar ao mercado em 2025. Recentemente, imagens do veículo foram divulgadas pelo órgão de registro de patentes chinês, revelando detalhes do design e especificações técnicas.
O Bao 3 será o menor modelo da linha Fang Cheng Bao, com dimensões similares ao Song Plus, também da BYD. Com foco em tração integral, o SUV contará com dois motores elétricos posicionados nos eixos dianteiro e traseiro, entregando potência combinada de 148 cv na frente e 268 cv atrás. A velocidade máxima será de 201 km/h. O modelo será equipado com baterias Blade, uma tecnologia já conhecida da BYD, embora ainda não tenha sido divulgada a autonomia.
Uma característica diferenciada do Bao 3 será a opção de um drone acoplado ao teto, que altera a altura do veículo para 1,93 metros. O modelo também estará disponível em versões com rodas de 18 ou 19 polegadas, pesando entre 2.170 kg e 2.265 kg, dependendo da configuração.
O BYD Fang Cheng Bao 3 possui dimensões de 4,61 metros de comprimento, 2,75 metros de entre-eixos, 1,88 metros de largura e 1,72 metros de altura, sem considerar a opção do drone no teto. Essas especificações colocam o modelo entre os segmentos intermediários de SUVs elétricos. Os ângulos de ataque e saída são de 25° e 28°, respectivamente, atendendo às exigências de terrenos variados.
O modelo será oferecido em duas configurações principais, sendo uma versão padrão e outra mais sofisticada, chamada Titanium. A versão Titanium inclui características adicionais, como um teto panorâmico e a cabine do drone, reforçando sua versatilidade.
Na China, o preço inicial do Bao 3 deve girar em torno de 200 mil yuan, equivalente a aproximadamente R$ 164 mil, na conversão direta. Este valor coloca o modelo na mesma faixa de preço do Jeep Renegade, consolidando sua competitividade no mercado.
Os primeiros modelos da Fang Cheng Bao devem chegar ao Brasil em 2025, comercializados sob a marca Denza, outra submarca da BYD. O Denza Bao 5 será o primeiro lançamento no país, e é provável que o Bao 3 também seja incluído nos planos futuros. A estratégia da BYD reflete sua intenção de competir em diversos segmentos, com lançamentos planejados para o mercado brasileiro.
Além do SUV Bao 3, a BYD anunciou um total de nove lançamentos previstos para 2025 no Brasil. Esses esforços visam fortalecer sua presença no segmento de veículos elétricos, alinhando-se às demandas de consumidores e às mudanças no mercado global.
O design do Titanium 3 segue a linha do conceito Super 3, com estrutura monobloco, diferenciando-se dos modelos anteriores que utilizam estrutura de chassi sobre carroceria. O veículo contará com uma ampla gama de configurações, incluindo opções de acabamentos para o para-choque, pinças de freio e desenhos de rodas.
As opções de personalização do modelo incluem ainda um teto panorâmico, câmeras espalhadas pelo veículo e vidro traseiro com diferentes graus de privacidade. A integração de tecnologias avançadas e configurações modulares visa atender a um público diversificado, incluindo famílias.
A cabine do drone, disponível como opcional, é uma inovação destacada do modelo. Embora sua funcionalidade exata ainda não tenha sido detalhada, a inclusão dessa tecnologia reforça o compromisso da BYD com inovações em mobilidade.
Fonte: CarnNewsChina, InsideEVS e AutoEsporte.