BYD Leopard 5 é um SUV híbrido de 680 cv que pode virar o jogo da categoria no Brasil

O sistema híbrido do Leopard 5 combina dois motores elétricos e um motor a gasolina. Os motores elétricos produzem, respectivamente, 270 cv e 340 cv, enquanto o motor a gasolina 1.5 turbo gera 197 cv. A potência combinada chega a 680 cv com um torque de 77,5 kgfm. A autonomia do veículo, quando operando somente com a energia elétrica, é de 125 km, conforme as métricas do ciclo de teste chinês (CLTC). A bateria de 31,8 kWh pode ser completamente recarregada em 16 minutos em condições ideais. Quando o veículo opera no modo híbrido, a autonomia pode chegar a 1.200 km, auxiliada por um tanque de combustível de 83 litros.
Publicado em Notícias dia 8/05/2024 por Alan Corrêa

O BYD Leopard 5 é um SUV híbrido que foi recentemente registrado no Brasil, com previsão de lançamento para 2025. Este veículo é uma criação da submarca da BYD, FangChengBao, também conhecida como Fórmula Leopardo, que se dedica a produzir modelos de luxo, incluindo SUVs com capacidade off-road e veículos esportivos. O Leopard 5, que marca a estreia da marca, combina características de design robustas com uma configuração de motor híbrido potente.

O veículo é equipado com um sistema que inclui dois motores elétricos e um motor a gasolina. O primeiro motor elétrico tem uma capacidade de 270 cv, enquanto o segundo entrega 340 cv. Adicionalmente, há um motor a gasolina de 1.5 turbo que fornece 197 cv. Combinados, esses motores permitem que o SUV atinja uma potência total de 680 cv e um torque de 77,5 kgfm. A autonomia fornecida pela bateria de 31,8 kWh permite que o veículo percorra até 125 km em modo totalmente elétrico. A bateria pode ser completamente recarregada em 16 minutos.

No modo híbrido, o Leopard 5 pode alcançar uma autonomia de até 1.200 km, auxiliado por um tanque de combustível de 83 litros. Este alcance é medido pelos padrões de consumo de combustível da China, onde o veículo foi inicialmente lançado. O consumo médio registrado é de 12,8 km/l.

Em termos de desempenho, o SUV pode acelerar de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos. A capacidade de manobra é facilitada por um raio de giro reduzido a apenas 3,4 m. O veículo também inclui três bloqueios de diferenciais, que são complementados por ângulos de ataque e saída de 35° e 32°, respectivamente. A suspensão adaptativa do veículo, conhecida como DiSus-P, é compartilhada com outros modelos da marca, como os Yangwang U7 e U8, e é capaz de suportar manobras que incluem saltos e condução em três rodas.

O design do Leopard 5 é caracterizado por dimensões que incluem 4,89 m de comprimento, 1,97 m de largura, 1,92 m de altura e um entre-eixos de 2,80 m. O design externo inclui características típicas de SUVs robustos, com comparações frequentemente feitas com o Land Rover Defender, o Ford Bronco e o Tank 500 da GWM.

Internamente, o SUV é equipado com uma série de tecnologias avançadas. O painel de instrumentos é digital e mede 12,3 polegadas, acompanhado por uma tela adicional de igual tamanho para o carona. O sistema de infotainment é controlado através de uma tela de 15,6 polegadas. O veículo também inclui um sistema de som premium da marca Devialet com 18 alto-falantes e oferece recursos como reconhecimento biométrico.

O preço do Leopard 5 na China varia entre 289.800 e 352.800 yuans, o que corresponde aproximadamente a R$ 200.560 a R$ 236.805. Contudo, espera-se que o preço no Brasil seja significativamente maior, estimado em pelo menos R$ 500.000, refletindo tanto a importação do modelo quanto a posição de mercado que a submarca FangChengBao deseja ocupar no país.

*Com informações do Wikipedia, BYD, UOL e Quatrorodas.