BYD vs Tesla: Quem Vai Liderar o Mercado de Carros Elétricos?

A montadora chinesa BYD está próxima de superar a Tesla em vendas globais de veículos elétricos a bateria em 2024, impulsionada por um crescimento significativo nas vendas no segundo trimestre deste ano, enquanto a Tesla enfrenta uma queda. Políticas protecionistas e expansão no Brasil são fatores que podem influenciar esse cenário.
Publicado em Tesla dia 3/07/2024 por Alan Corrêa

A competição entre BYD e Tesla pelo mercado global de carros elétricos em 2024 está mais intensa do que nunca. Um relatório da Counterpoint Research indica que a BYD, uma fabricante chinesa de veículos elétricos, está prestes a superar a Tesla em vendas globais. No segundo trimestre de 2024, a BYD aumentou suas vendas em 21%, enquanto a Tesla enfrentou uma queda de 4,8%. Essa mudança sugere que a liderança no mercado de veículos elétricos a bateria pode passar para a BYD.

No ano passado, a BYD já havia superado a Tesla em vendas globais nos últimos três meses do ano. Embora a Tesla tenha recuperado a liderança ao longo de 2023, os dados mais recentes mostram uma possível inversão dessa situação em 2024. Durante o segundo trimestre deste ano, a BYD vendeu 426.039 veículos elétricos, apenas 12.000 unidades a menos que a Tesla, que entregou 443.956 veículos no mesmo período.

O crescimento da BYD reflete uma tendência maior no mercado de veículos elétricos. Estima-se que mais de 10 milhões de veículos elétricos a bateria sejam vendidos em 2024, estabelecendo um novo recorde global. Essa aceleração nas vendas de carros elétricos está alinhada com a redução das vendas de veículos movidos a combustíveis fósseis, indicando uma mudança significativa nas preferências dos consumidores.

BYD aumentou suas vendas em 21% no segundo trimestre de 2024, enquanto a Tesla enfrentou uma queda de 4,8%. Isso indica uma possível mudança na liderança do mercado global de veículos elétricos a bateria.
BYD aumentou suas vendas em 21% no segundo trimestre de 2024, enquanto a Tesla enfrentou uma queda de 4,8%. Isso indica uma possível mudança na liderança do mercado global de veículos elétricos a bateria.

A China desempenha um papel central nesse mercado. Projeções indicam que as marcas chinesas venderão quatro vezes mais carros elétricos do que a América do Norte em 2024. Até 2030, espera-se que as vendas de veículos elétricos chineses superem as da América do Norte e Europa combinadas, consolidando a posição da China como líder global no setor.

Políticas protecionistas em regiões como os EUA e Europa podem impactar esse cenário. Essas regiões começaram a implementar medidas que podem aumentar o custo dos veículos chineses, afetando a competitividade de marcas como BYD, GAC Motor, CAOA e GWM. Essas políticas visam proteger as montadoras locais, mas seus efeitos no mercado global de veículos elétricos ainda são incertos.

No Brasil, a BYD está expandindo sua presença com a venda de carros e ônibus elétricos. A empresa tem planos de construir uma fábrica na Bahia, utilizando uma estrutura desativada da Ford. No entanto, montadoras tradicionais estão pressionando o governo brasileiro a aumentar as taxas de importação de veículos elétricos chineses, o que pode afetar a estratégia de expansão da BYD no país.

A disputa entre BYD e Tesla no mercado global de carros elétricos a bateria é um reflexo das mudanças na indústria automotiva. Se as tendências atuais continuarem, a BYD tem potencial para se tornar a líder mundial em vendas de veículos elétricos, desafiando a posição da Tesla e redefinindo o futuro da mobilidade elétrica.

Fonte: tecmundo.