A Mercedes-Benz Trucks iniciou um projeto de teste extenso para o seu modelo de caminhão elétrico, o eActros 600. Este projeto, denominado “eActros 600 European Testing Tour 2024”, planeja cobrir mais de 20 países europeus e envolver mais de 13.000 quilômetros percorridos por cada um dos dois protótipos do caminhão. O início do tour está programado para 11 de junho, partindo de Frankfurt/Main, na Alemanha. O evento extraoficial começa um dia antes, nas instalações da Mercedes-Benz Trucks em Wörth am Rheine e na sede da Daimler Truck AG em Leinfelden-Echterdingen.
O eActros 600 é um caminhão projetado para transporte de longo percurso e opera totalmente com bateria elétrica. A capacidade da bateria ultrapassa os 600 quilowatts-hora, permitindo uma autonomia de até 500 quilômetros sem a necessidade de recarga. Durante o tour, as recargas das baterias serão realizadas exclusivamente em postos públicos, demonstrando a viabilidade do uso de infraestrutura de recarga pública e destacando a importância da expansão dessa infraestrutura para o sucesso dos caminhões elétricos no mercado.
Christof Weber, chefe de Testes Globais da Mercedes-Benz Trucks, mencionou que diversos protótipos do eActros600 foram testados em várias condições climáticas e topográficas pela Europa, desde o Norte da Finlândia até o Sul da Espanha, e que o veículo já se provou eficaz nessas condições. Agora, com o desenvolvimento quase concluído, a empresa busca consolidar a confiabilidade e a eficácia do caminhão antes do lançamento da produção em série.
Stina Fagerman, chefe de Marketing, Vendas e Serviços da Mercedes-Benz Trucks, indicou que o eActros 600 tem despertado grande interesse entre os clientes, com mais de 1.000 pedidos já realizados. Ela explicou que o tour de teste não só ajudará a coletar dados sobre o consumo de energia e as opções de implantação do eActros 600 em diferentes condições, mas também permitirá que a empresa ofereça consultoria ainda mais detalhada aos seus clientes. Além disso, Fagerman destacou o objetivo de informar aos decisores políticos e ao público em geral sobre as possibilidades dos motores elétricos à bateria no segmento de transporte de longo percurso.
No ano passado, a Mercedes-Benz Trucks realizou um tour similar, mas em menor escala, com o modelo eActros 300/400, que é voltado para o transporte pesado em serviços de distribuição. Esse tour anterior percorreu mais de 5.000 quilômetros por cinco países europeus, incluindo Alemanha, Áustria, Itália, Holanda e Bélgica, e envolveu 14 eventos para clientes, com mais de 1.500 convidados e 1.250 test-drives.
Cerca de 60% das viagens de longo percurso dos clientes da Mercedes-Benz Trucks na Europa são inferiores a 500 quilômetros. Para esses casos, a empresa sugere que a infraestrutura de recarga na garagem e nos pontos de carregamento e descarregamento seria suficiente. No entanto, para todos os outros usos, a contínua expansão da infraestrutura pública de recarga é essencial. A recarga do eActros 600 pode ser realizada em postos “CCS” com até 400 kW, e futuramente, o caminhão também será compatível com recargas em megawatts “MCS”. Em abril deste ano, os desenvolvedores conseguiram realizar a recarga de um protótipo do eActros 600 em um posto de recarga com potência de um megawatt. As baterias podem ser carregadas de 20 a 80% em cerca de 30 minutos em um posto apropriado.
Visualmente, o eActros 600 apresenta um design novo, com linhas claras e formato aerodinâmico. A empresa destaca que o caminhão elétrico foi projetado para estabelecer novos padrões de rentabilidade para os operadores de frota, potencialmente substituindo a maioria dos caminhões a diesel no segmento de transportes de longo percurso. A Mercedes-Benz Truck oferece uma solução completa que envolve a tecnologia do veículo, consultoria, infraestrutura de recarga e serviços, visando facilitar a transição para os transportes elétricos à bateria para longo percurso.
Este teste extenso do eActros 600 pela Europa representa um esforço significativo da Mercedes-Benz Trucks para validar e demonstrar a viabilidade de soluções de transporte elétrico sustentável e eficiente, e também para estimular o desenvolvimento necessário na infraestrutura de recarga, essencial para a adoção futura de tais tecnologias no transporte de cargas pesadas.
*Com informações da Mercedes.