Caminhão elétrico da Mercedes fará mais longa viagem de teste da história da empresa

A Mercedes-Benz Trucks está dando um passo significativo para impulsionar o setor de transporte sustentável com o início do "eActros 600 European Testing Tour 2024". Este evento marca um teste extenso e ambicioso para o eActros 600, o modelo elétrico de caminhão da empresa, destinado ao transporte de longo percurso. Ao planejar um trajeto que cobre mais de 20 países europeus e mais de 13.000 quilômetros por veículo, a Mercedes-Benz pretende não apenas testar a eficiência e a praticidade do eActros 600 em variadas condições de clima e topografia, mas também destacar a viabilidade dos transportes puramente elétricos em larga escala.
Publicado por Alan Corrêa em Caminhões e Ônibus dia 9/05/2024

A Mercedes-Benz Trucks iniciou um projeto de teste extenso para o seu modelo de caminhão elétrico, o eActros 600. Este projeto, denominado “eActros 600 European Testing Tour 2024”, planeja cobrir mais de 20 países europeus e envolver mais de 13.000 quilômetros percorridos por cada um dos dois protótipos do caminhão. O início do tour está programado para 11 de junho, partindo de Frankfurt/Main, na Alemanha. O evento extraoficial começa um dia antes, nas instalações da Mercedes-Benz Trucks em Wörth am Rheine e na sede da Daimler Truck AG em Leinfelden-Echterdingen.

O eActros 600 é um caminhão projetado para transporte de longo percurso e opera totalmente com bateria elétrica. A capacidade da bateria ultrapassa os 600 quilowatts-hora, permitindo uma autonomia de até 500 quilômetros sem a necessidade de recarga. Durante o tour, as recargas das baterias serão realizadas exclusivamente em postos públicos, demonstrando a viabilidade do uso de infraestrutura de recarga pública e destacando a importância da expansão dessa infraestrutura para o sucesso dos caminhões elétricos no mercado.

Christof Weber, chefe de Testes Globais da Mercedes-Benz Trucks, mencionou que diversos protótipos do eActros600 foram testados em várias condições climáticas e topográficas pela Europa, desde o Norte da Finlândia até o Sul da Espanha, e que o veículo já se provou eficaz nessas condições. Agora, com o desenvolvimento quase concluído, a empresa busca consolidar a confiabilidade e a eficácia do caminhão antes do lançamento da produção em série.

A Mercedes-Benz Trucks iniciou o "eActros 600 European Testing Tour 2024", planejando testar dois protótipos de caminhão elétrico em mais de 20 países europeus, cobrindo mais de 13.000 km cada.
A Mercedes-Benz Trucks iniciou o “eActros 600 European Testing Tour 2024”, planejando testar dois protótipos de caminhão elétrico em mais de 20 países europeus, cobrindo mais de 13.000 km cada.

Stina Fagerman, chefe de Marketing, Vendas e Serviços da Mercedes-Benz Trucks, indicou que o eActros 600 tem despertado grande interesse entre os clientes, com mais de 1.000 pedidos já realizados. Ela explicou que o tour de teste não só ajudará a coletar dados sobre o consumo de energia e as opções de implantação do eActros 600 em diferentes condições, mas também permitirá que a empresa ofereça consultoria ainda mais detalhada aos seus clientes. Além disso, Fagerman destacou o objetivo de informar aos decisores políticos e ao público em geral sobre as possibilidades dos motores elétricos à bateria no segmento de transporte de longo percurso.

O tour começa em 11 de junho em Frankfurt/Main, Alemanha, com um evento extraoficial um dia antes nas instalações da Mercedes-Benz Trucks em Wörth am Rheine e na sede da Daimler Truck AG.
O tour começa em 11 de junho em Frankfurt/Main, Alemanha, com um evento extraoficial um dia antes nas instalações da Mercedes-Benz Trucks em Wörth am Rheine e na sede da Daimler Truck AG.

No ano passado, a Mercedes-Benz Trucks realizou um tour similar, mas em menor escala, com o modelo eActros 300/400, que é voltado para o transporte pesado em serviços de distribuição. Esse tour anterior percorreu mais de 5.000 quilômetros por cinco países europeus, incluindo Alemanha, Áustria, Itália, Holanda e Bélgica, e envolveu 14 eventos para clientes, com mais de 1.500 convidados e 1.250 test-drives.

Cerca de 60% das viagens de longo percurso dos clientes da Mercedes-Benz Trucks na Europa são inferiores a 500 quilômetros. Para esses casos, a empresa sugere que a infraestrutura de recarga na garagem e nos pontos de carregamento e descarregamento seria suficiente. No entanto, para todos os outros usos, a contínua expansão da infraestrutura pública de recarga é essencial. A recarga do eActros 600 pode ser realizada em postos “CCS” com até 400 kW, e futuramente, o caminhão também será compatível com recargas em megawatts “MCS”. Em abril deste ano, os desenvolvedores conseguiram realizar a recarga de um protótipo do eActros 600 em um posto de recarga com potência de um megawatt. As baterias podem ser carregadas de 20 a 80% em cerca de 30 minutos em um posto apropriado.

O eActros 600 é um caminhão de transporte de longo percurso movido a bateria, com capacidade de mais de 600 quilowatts-hora, permitindo uma autonomia de 500 km sem recarga.
O eActros 600 é um caminhão de transporte de longo percurso movido a bateria, com capacidade de mais de 600 quilowatts-hora, permitindo uma autonomia de 500 km sem recarga.

Visualmente, o eActros 600 apresenta um design novo, com linhas claras e formato aerodinâmico. A empresa destaca que o caminhão elétrico foi projetado para estabelecer novos padrões de rentabilidade para os operadores de frota, potencialmente substituindo a maioria dos caminhões a diesel no segmento de transportes de longo percurso. A Mercedes-Benz Truck oferece uma solução completa que envolve a tecnologia do veículo, consultoria, infraestrutura de recarga e serviços, visando facilitar a transição para os transportes elétricos à bateria para longo percurso.

Este teste extenso do eActros 600 pela Europa representa um esforço significativo da Mercedes-Benz Trucks para validar e demonstrar a viabilidade de soluções de transporte elétrico sustentável e eficiente, e também para estimular o desenvolvimento necessário na infraestrutura de recarga, essencial para a adoção futura de tais tecnologias no transporte de cargas pesadas.

Durante o tour, todas as recargas serão realizadas em postos públicos, testando a infraestrutura existente e destacando a necessidade de expansão para apoiar a adoção de caminhões elétricos.
Durante o tour, todas as recargas serão realizadas em postos públicos, testando a infraestrutura existente e destacando a necessidade de expansão para apoiar a adoção de caminhões elétricos.

*Com informações da Mercedes.