Caminhão Volvo FM Electric: O Futuro da Coleta de Lixo em Curitiba

O caminhão elétrico reduz emissões de CO2, evita o consumo de 20 mil litros de combustível e a emissão de 60 toneladas de CO2 ao ano, comparado a um caminhão a diesel.
Publicado em Caminhões e Ônibus dia 19/06/2024 por Alan Corrêa

A cidade de Curitiba começou a testar um caminhão elétrico Volvo FM Electric para a coleta de lixo. A iniciativa é conduzida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e faz parte das análises para a redução das emissões de CO2 dos veículos de serviços da cidade. O caminhão estará em operação na frota da Cavo, empresa do grupo Estre responsável pela coleta de resíduos na capital paranaense.

O período de testes terá duração de três meses. O caminhão Volvo FM Electric 4×2 rígido possui dois motores elétricos que, combinados, geram 450 cv e quatro baterias de 360 kWh de energia total. Com um compactador de lixo de 15 metros cúbicos, o veículo tem autonomia de até 150 quilômetros. Após sua jornada diária, ele será recarregado no pátio da Cavo.

Vantagens Ambientais

Curitiba iniciou testes com o caminhão elétrico Volvo FM Electric na coleta de lixo, visando reduzir emissões de CO2 e melhorar a eficiência dos serviços urbanos de limpeza.
Curitiba iniciou testes com o caminhão elétrico Volvo FM Electric na coleta de lixo, visando reduzir emissões de CO2 e melhorar a eficiência dos serviços urbanos de limpeza.

O uso de caminhões elétricos na coleta de resíduos traz vantagens ambientais significativas. Comparando com um caminhão a diesel equivalente que percorre cerca de 50 mil quilômetros por ano, o caminhão elétrico deixa de consumir aproximadamente 20 mil litros de combustível. Isso evita a emissão de 60 toneladas de CO2 anualmente.

A redução das emissões de CO2 é um dos principais objetivos dessa iniciativa. A operação dos caminhões elétricos também contribui para a diminuição do ruído nas áreas urbanas, proporcionando um ambiente mais silencioso para os moradores e trabalhadores dessas regiões.

O mercado de veículos pesados elétricos para coleta de lixo tende a crescer. O desenvolvimento das áreas urbanas e a preocupação contínua com emissões e ruído são fatores que impulsionam essa tendência. Segundo a Associação Nacional das Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir), no ano passado foram emplacados perto de 900 unidades de caminhões com compactadores de lixo no país.

Contribuição Brasileira

O teste dura três meses. O caminhão Volvo FM Electric tem dois motores elétricos, quatro baterias de 360 kWh e autonomia de até 150 km, sendo recarregado diariamente no pátio da Cavo.
O teste dura três meses. O caminhão Volvo FM Electric tem dois motores elétricos, quatro baterias de 360 kWh e autonomia de até 150 km, sendo recarregado diariamente no pátio da Cavo.

O Volvo FM Electric é fabricado na Suécia, mas boa parte do projeto mecânico, elétrico e hidráulico foi desenvolvida pelos engenheiros da marca no Brasil. Essa contribuição facilita a instalação dos implementos necessários para a coleta de lixo.

O caminhão é preparado de fábrica para atender às normas brasileiras de transporte de resíduos urbanos. O veículo conta com uma ampla cabine que acomoda confortavelmente o motorista e mais três pessoas da equipe de limpeza.

A suspensão a ar nos dois eixos e os freios regenerativos são outras características importantes do caminhão. Os freios regenerativos transformam a energia da frenagem em energia elétrica, que é utilizada para carregar as baterias e mover o caminhão.

Segurança no Transporte

O caminhão elétrico reduz emissões de CO2, evita o consumo de 20 mil litros de combustível e a emissão de 60 toneladas de CO2 ao ano, comparado a um caminhão a diesel.
O caminhão elétrico reduz emissões de CO2, evita o consumo de 20 mil litros de combustível e a emissão de 60 toneladas de CO2 ao ano, comparado a um caminhão a diesel.

O Volvo FM Electric está equipado com itens de série para garantir a segurança no transporte de resíduos. O sistema de câmera de monitoramento traseiro expande a visão do motorista. A tecnologia avançada detecta e informa o condutor sobre a presença de pedestres e ciclistas.

O caminhão também possui airbag, controle de estabilidade e tração, detector de sonolência, cabine com célula de sobrevivência e faróis de LED. O piloto automático com adaptação da velocidade ao veículo à frente e a frenagem de emergência em caso de risco de colisão são outros recursos de segurança.

Outro sistema importante instalado no caminhão é o AVAS, que emite sons para alertar pedestres sobre a presença do veículo. Esses sons são emitidos por meio de autofalantes quando o veículo está parado, arrancando, acelerando, desacelerando ou em marcha ré.

Compromisso com a Sustentabilidade

Embora fabricado na Suécia, o projeto do Volvo FM Electric teve grande parte desenvolvida no Brasil, facilitando a adaptação às normas brasileiras de transporte de resíduos.
Embora fabricado na Suécia, o projeto do Volvo FM Electric teve grande parte desenvolvida no Brasil, facilitando a adaptação às normas brasileiras de transporte de resíduos.

A Volvo tem o compromisso de reduzir em 50% as emissões de CO2 de seus veículos até 2030 e em 100% até 2040. Para alcançar esse objetivo, a empresa avança em três frentes distintas: motores a combustão que utilizam combustíveis renováveis, veículos 100% elétricos e veículos elétricos a célula de hidrogênio.

A empresa é líder em caminhões elétricos pesados na Europa, com 47% de participação no mercado. Desde 2023, a Volvo passou a oferecer esses veículos no Brasil em caráter experimental.

O teste com o caminhão elétrico Volvo FM Electric em Curitiba representa um passo importante rumo à sustentabilidade na coleta de resíduos urbanos. Com benefícios ambientais e sistemas de segurança avançados, esse projeto piloto pode estabelecer novos padrões para a gestão de resíduos em cidades brasileiras.

*Com informações da Volvo.