Um mito que ronda o mercado de carros para PCD é que o valor máximo dos veículos devem ser de até R$ 70 mil, isso é uma meia verdade, pois é possível sim contar com alguns descontos em carros para pessoas com deficiência acima deste valor, como a isenção de IPI.
O programa BMW Preference, é o programa que disponibiliza toda linha BMW para PCD.
As pessoas com deficiência (PcD) possuem benefícios tributários na compra direta de veículos novos BMW, devido à isenção do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). A isenção do IPVA varia de acordo com requisitos próprios da Secretaria da Fazenda de cada Estado, portanto, essa isenção deve ser validada regionalmente.
A marca é elegível à comercialização direta de carros novos ao consumidor com deficiência. Confira a lista de modelos disponíveis:
Vale lembrar que esta é uma lista base, a disponibilidade e os preços devem ser conferidos junto a sua concessionária.
“Contamos com o suporte da rede de concessionários, com cobertura nacional, atendimento dedicado ao público PcD e condições comerciais bastante atrativas, além de estoque pronta-entrega para a maioria dos modelos BMW”, diz o site da marca.
Como obter apenas a isenção de IPI (veículos no valor superior de R$ 70.000,00) Condutores
Não condutores
Quando se compra um carro estão incluídos no valor 4 impostos diferentes – o brasileiro tem um entusiasmo especial por pagar impostos – sendo dois federais (IPI e IOF), e dois estaduais (ICMS e IPVA). Cada um deles tem um requisito próprio para ser liberado para PCD.
No caso do IPI, imposto federal, a restrição é em relação ao motor do carro, que não pode ser mais potente do que 2.0L. Além disso, deve ser flex e ter 4 portas. Se obedecer a esses requisitos o modelo pode ser adquirido por PCD, mesmo que este não seja o condutor.
Quanto ao IOF, também federal, o motor do modelo não pode ser acima de 128 cv de potência. Esse imposto, entretanto, só é dispensável se o condutor for PCD, do contrário não se aplica.