Carros elétricos da BMW encaram o Círculo Polar Ártico

A BMW difundiu uma série de imagens que mostram as próximas gerações dos modelos iX3, i4 e iNEXT com uma espécie de camuflagem no Centro de testes da Suécia, sendo testados enfrentando as baixas temperaturas do inverno com pistas cheias de neve e gelo.
Publicado em Notícias dia 5/04/2019 por Alan Corrêa

A BMW difundiu uma série de imagens que mostram as próximas gerações dos modelos iX3, i4 e iNEXT com uma espécie de camuflagem no Centro de testes da Suécia, sendo testados enfrentando as baixas temperaturas do inverno com pistas cheias de neve e gelo.

Futura geração elétrica BMW

A região circunvizinha do Círculo Polar Ártico em Arjeplog na Suécia está sendo o cenário dos testes dos próximos modelos totalmente elétricos da BMW.

Inspirados no conceito definido pela empresa de Munich como Sport Activity Vehicle (SAV), os modelos BMW iX3, i4 e iNEXT são a próxima geração elétrica que terão um visual mais coupé.

Com efeito, a BMW está trabalhando com empenho no desempenho da futura geração elétrica, submetendo os modelos a uma série de provas exigentes sob o rigoroso inverno sueco.

O trio elétrico que já tem previsão de lançamento estabelecida teve sua divulgação feita pela própria BMW, embora camuflando o visual dos modelos e revelando ainda poucos detalhes.

Círculo Polar Ártico

O Centro de testes da Suécia comportam pistas e lagos coberto de gelo e neve, asfalto seco e trilhas de cascalho, condições ideais para o desafio da eficácia do novo motor elétrico, da bateria e do sistema de refrigeração.

O frio intenso é um dos principais problemas para os modelos elétricos manterem a maior autonomia possível, já que faz baixar drasticamente os quilômetros percorridos em condições adversas.

Esta é a razão pela qual os engenheiros da BMW preferem testar em temperaturas abaixo de zero o rendimento do sistema de armazenamento de energia, o transferência de energia para o motor e o funcionamento do sistema de aquecimento e ar condicionado.

A regulagem dos sistemas de transmissão e suspensão também é testada acima das habituais condições de trânsito. É verificada a interação do sistema de tração integral e do controle de estabilidade para em seguida realizar uma calibragem mais precisa e preparada para suportar condições extremas.

O mesmo rigor de testes e configurações se aplica para os sistemas de direção e frenagem, fundamentais para manter o controle do veículo.

BMW iX3

Com previsão de lançamento mais próxima, ano que vem, a quinta geração do BMW iX3 será o primeiro modelo BMW com tecnologia eDrive e que trará uma nova experiência de direção elétrica.

Sua longa autonomia de mais de 400 km com capacidade de carregamento de 150 kW nas estações de fornecimento é a ideal para deslocamento de longa distância e uso diário.

O primeiro modelo elétrico da BMW será fabricado na cidade chinesa de Shenyang pela joint venture BMW Brilliance Automotive e terá que enfrentar rivais de peso como o Tesla Model Y, o Audi e-tron e o Jaguar i-Pace.

BMW i4

O BMW i4 – modelo coupé de quatro portas – que está sendo testado no clima extremo sueco está equipado com propulsão elétrica eDrive com aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 4 segundos e velocidade máxima acima dos 200 km/h, bem como autonomia superior aos 600 km

A partir de 2021 o i4 com seu visual dinâmico e alto conforto já estará disponível a venda na fábrica de Munique.

iNEXT

De acordo com a BMW, a versão definitiva do iNEXT também tem previsão de lançamento a partir de 2021 na fábrica alemã em Dingolfing e será o carro chefe da categoria elétrica, com os últimos avanços desenvolvidos pela empresa em termos de conectividade inteligente e condução automatizada.