Nos últimos anos, o custo das baterias de íons de lítio, um dos principais componentes dos veículos elétricos, tem caído de forma significativa. Entre 2008 e 2023, houve uma redução de 90% nos preços dessas baterias, de acordo com dados do Departamento de Energia dos Estados Unidos. Atualmente, o custo médio das baterias está em torno de US$ 139 por quilowatt-hora (kWh).
A tendência de queda deve continuar, com estimativas do Goldman Sachs prevendo uma redução adicional de 40% nos preços até 2025. Essa queda nos custos de produção pode permitir que os carros elétricos se tornem mais acessíveis e competitivos em relação aos veículos a gasolina.
A diminuição nos custos das baterias é um fator crucial para a indústria automotiva, representando cerca de um terço a um quarto do custo total de um carro elétrico. À medida que os preços das baterias caem, espera-se que o custo total de propriedade dos veículos elétricos também diminua, tornando-os mais atraentes para os consumidores.
Atualmente, os veículos elétricos ainda são mais caros que os carros a gasolina, mas a diferença está diminuindo. Em junho de 2024, o preço médio de um carro a gasolina novo nos EUA foi de US$ 48.644, enquanto os veículos elétricos tinham um preço médio de US$ 56.371, de acordo com a Kelley Blue Book.
Essa diferença de preço pode parecer significativa, mas a redução contínua nos custos das baterias deve diminuir essa lacuna. Projeções indicam que, entre 2025 e 2026, os veículos elétricos podem se tornar mais baratos de adquirir do que os veículos a gasolina, pelo menos nos Estados Unidos.
Além do preço inicial, o custo total de propriedade dos veículos elétricos, que inclui gastos com combustível, manutenção e reparos, já está se aproximando dos veículos a gasolina. Com a queda nos preços das baterias, espera-se que os veículos elétricos se tornem uma opção mais econômica no futuro próximo.
Várias montadoras estão se preparando para lançar veículos elétricos mais acessíveis. A Tesla planeja introduzir um modelo abaixo do Model 3 no próximo ano, enquanto a Ford está desenvolvendo uma plataforma de veículos elétricos acessível, que promete preços de compra mais baixos e margens de lucro saudáveis para a empresa.
Até que essas mudanças no mercado se concretizem, as montadoras têm utilizado estratégias de financiamento e leasing para atrair consumidores. Ofertas de financiamento com taxas de juros baixas e parcelas acessíveis, juntamente com incentivos governamentais, têm sido ferramentas eficazes para aumentar a adoção de veículos elétricos.
Nos Estados Unidos, o crédito fiscal federal de US$ 7.500 para veículos elétricos pode ser aplicado até mesmo a carros não montados na América do Norte, no caso de leasing. Isso torna os veículos elétricos uma opção mais acessível para muitos consumidores, mesmo com preços de tabela mais altos.
A China já descobriu maneiras de produzir veículos elétricos mais baratos que os veículos a gasolina, em parte devido a incentivos estatais significativos. Esse avanço pressiona outros mercados, como os Estados Unidos, a oferecerem opções de veículos elétricos mais acessíveis.
Nos próximos anos, espera-se que o mercado global de veículos elétricos cresça de forma significativa, impulsionado pela queda nos preços das baterias e por avanços tecnológicos. À medida que os veículos elétricos se tornam mais acessíveis, eles podem superar seus equivalentes a gasolina em popularidade e vendas.
Além disso, as estratégias de financiamento e leasing, aliadas a incentivos governamentais, desempenharão um papel crucial na transição para uma frota de veículos mais sustentável e eficiente. As montadoras devem continuar investindo em inovação para garantir que os veículos elétricos atendam às expectativas dos consumidores em termos de preço e desempenho.
Apesar das projeções otimistas, ainda existem desafios a serem superados para que os veículos elétricos se tornem mais acessíveis que os veículos a gasolina. A infraestrutura de carregamento, por exemplo, precisa ser expandida para acomodar o aumento da demanda por veículos elétricos.
Além disso, a disponibilidade de materiais para baterias, como o lítio, pode afetar os preços e a produção no futuro. Embora atualmente haja uma abundância de lítio, a demanda crescente pode pressionar a oferta e influenciar os custos de produção.
Os fabricantes de veículos elétricos também devem enfrentar desafios relacionados à reciclagem e ao descarte das baterias, garantindo que o crescimento da frota elétrica seja sustentável e ambientalmente responsável.
O mercado de veículos elétricos está em rápida transformação, com custos de produção em queda e avanços tecnológicos significativos. As estimativas indicam que os veículos elétricos podem se tornar mais baratos que os veículos a gasolina em poucos anos, impulsionados pela redução nos preços das baterias e por estratégias inovadoras das montadoras.
A transição para veículos elétricos mais acessíveis trará benefícios econômicos e ambientais, mas também exigirá esforços contínuos para superar desafios relacionados à infraestrutura e à sustentabilidade. À medida que o mercado evolui, consumidores e fabricantes devem se preparar para uma nova era na indústria automotiva.
Fonte: Insideevs e OlharDigital.