Carros híbridos da BYD no Brasil prometem autonomia de 2.100 km em nova geração

A BYD lançou a quinta geração de seus híbridos Qin L DM-i e Seal 06 DM-i, com consumo de 34,5 km/l e autonomia de até 2.100 km. As baterias Blade usam fosfato de ferro-lítio, mais baratas e eficientes. O sistema tem eficiência térmica de 46,06%. A potência varia de 163 cv a 217 cv, e a recarga das baterias foi acelerada. Preços na China entre R$ 72.862 e R$ 102.066. A chegada ao Brasil é prevista, mas sem data confirmada.
Publicado em BYD dia 5/06/2024 por Alan Corrêa

A BYD, uma marca chinesa, lançou a quinta geração de seus modelos híbridos. Esses novos carros incluem os sedãs BYD Qin L DM-i e BYD Seal 06 DM-i. Eles utilizam uma nova tecnologia de propulsão híbrida chamada DM-i, que combina um motor a combustão com um motor elétrico. Esses veículos prometem uma média de consumo de 34,5 km/l.

A autonomia dos novos modelos pode chegar a até 2.100 km, considerando as baterias e o tanque de combustível totalmente carregados. Esse alcance é quase o dobro do que se encontra em veículos movidos a diesel. A medição da autonomia é baseada no padrão chinês CLTC, que tende a ser mais otimista que o padrão Inmetro.

As baterias utilizadas nesses modelos são do tipo Blade, que usam células de fosfato de ferro-lítio. Essas baterias são mais baratas porque usam ferro no lugar de materiais raros como o lítio. A densidade energética dessas baterias foi ampliada em 15,9%, aproximando-se das baterias de lítio tradicionais.

O gerenciamento térmico das baterias é um ponto importante. É necessário manter uma temperatura ideal, com aquecimento em climas frios e resfriamento em climas quentes. A fabricante afirma que a eficiência térmica global é de 46,06%. Isso significa que o sistema economiza 10% de energia no calor e 8% no frio.

A potência combinada do motor a combustão e do motor elétrico varia entre os modelos. No Qin L DM-i, a potência total é de 163 cv e 21,4 kgfm, enquanto no Seal 06 DM-i, a potência é de 217 cv e 26,5 kgfm. Esses números foram divulgados no site chinês Autohome.

O tempo de recarga das baterias no modo AC foi reduzido em 60%, passando de 3,3 kW para 6,6 kW. No modo DC, a recarga é 36% mais rápida e pode completar o pack em 21 minutos. Esses tempos de recarga melhorados são um dos avanços da nova tecnologia.

Em termos de consumo, os novos modelos prometem uma média de 34,5 km/l. Esse valor é competitivo no mundo dos híbridos plug-in. Ainda não há confirmação se esse cálculo considera um uso combinado entre cidade e estrada.

Os carros também utilizam recursos como frenagem regenerativa para carregar as baterias. O motor a combustão de 1.5 litros é aspirado e possui uma potência de 100 cv e 12,8 kgfm. Este motor trabalha em conjunto com o motor elétrico para melhorar a eficiência.

Os preços na China para esses novos modelos variam entre R$ 72.862 e R$ 102.066, na conversão direta. Esses valores são comparáveis aos de carros compactos no mercado brasileiro. Ainda não há previsão de quando esses modelos serão lançados no Brasil, mas é certo que ao menos um deles será importado para o mercado nacional.

*Com informações do Wikipedia, UOL e AutoEsporte.